Jataí encerra colheita da soja com 60 sacas de média; expectativa é boa para milho safrinha
Podcast
Entrevista com Vitor Geraldo Gaiardo - Presidente do Sindicato Rural de Jataí - GO sobre o Acompanhamento de Safra da Soja
Download
O município de Jataí em Goiás já encerrou suas atividades de colheita da soja. Após sofrerem com um veranico muito intenso em dezembro e como outro mais leve em janeiro, os produtores da região atingiram uma produtividade média de, aproximadamente, 60 sacas por hectare.
Com esse nível de produtividade e os, o poucos negócios disponíveis, girando na casa dos 67/68 reais, os agricultores se preocupam com a possibilidade de fechar a conta dos custos de produção e obter uma boa margem de lucro.
“A conta fecha dependendo da situação. O arrendamento aqui é muito caro, então quem paga arrendamento, ou dependendo da maneira com que compra, se não tem acesso ao crédito oficial e paga juros mais caro, acaba ficando com uma margem extremamente apertada que não dá uma folga boa para o produtor. Alguns que tem o custo de produção mais baixo, que compram melhor ou que tem terra própria consegue um resultado mais satisfatório”, diz Vitor Geraldo Gaiardo, presidente do Sindicato Rural de Jataí/GO.
Esse adiantamento do ciclo na safra de soja propiciou que o milho safrinha fosse plantado totalmente dentro da melhor janela para a região e que as expectativas de produtividade se elevem, devido a boas perspectivas de clima para os próximos meses.
Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Jataí no vídeo.
1 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja
José Roberto Goiania - GO
Como é que com dois meses de veranico fecharam 60 sacas por hectare de média !!??? Precisamos parar com essas mentiras. Isso prejudica a nós mesmos, produtores !!!
A região sudoeste de Goiás, onde fica Jatai, sofreu menos com a estiagem..., mas, de fato, vira e mexe alguns informam produtividade medias além da conta. Truco!
Acho que não aprendemos a plantar soja ainda. Aqui na minha cidade nem em anos normais não produzimos acima de 60 sc, esse ano o normal é média de 20sc/ha... Quer dizer, que sem veranico, alguns produzem acima de 80 sacas???....