Jataí encerra colheita da soja com 60 sacas de média; expectativa é boa para milho safrinha

Publicado em 11/03/2019 10:34
Vitor Geraldo Gaiardo - Presidente do Sindicato Rural de Jataí - GO
Veranicos de dezembro e janeiro prejudicaram desenvolvimento das lavouras. Plantio do milho safrinha é realizado dentro da melhor janela e produtividade deve ser alta caso o clima continue ajudando.

Podcast

Entrevista com Vitor Geraldo Gaiardo - Presidente do Sindicato Rural de Jataí - GO sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

Download

LOGO nalogo

O município de Jataí em Goiás já encerrou suas atividades de colheita da soja. Após sofrerem com um veranico muito intenso em dezembro e como outro mais leve em janeiro, os produtores da região atingiram uma produtividade média de, aproximadamente, 60 sacas por hectare.

Com esse nível de produtividade e os, o poucos negócios disponíveis, girando na casa dos 67/68 reais, os agricultores se preocupam com a possibilidade de fechar a conta dos custos de produção e obter uma boa margem de lucro.

“A conta fecha dependendo da situação. O arrendamento aqui é muito caro, então quem paga arrendamento, ou dependendo da maneira com que compra, se não tem acesso ao crédito oficial e paga juros mais caro, acaba ficando com uma margem extremamente apertada que não dá uma folga boa para o produtor. Alguns que tem o custo de produção mais baixo, que compram melhor ou que tem terra própria consegue um resultado mais satisfatório”, diz Vitor Geraldo Gaiardo, presidente do Sindicato Rural de Jataí/GO.

Esse adiantamento do ciclo na safra de soja propiciou que o milho safrinha fosse plantado totalmente dentro da melhor janela para a região e que as expectativas de produtividade se elevem, devido a boas perspectivas de clima para os próximos meses.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Jataí no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Roberto Goiania - GO

    Como é que com dois meses de veranico fecharam 60 sacas por hectare de média !!??? Precisamos parar com essas mentiras. Isso prejudica a nós mesmos, produtores !!!

    0
    • Tiago Gomes Goiânia - GO

      A região sudoeste de Goiás, onde fica Jatai, sofreu menos com a estiagem..., mas, de fato, vira e mexe alguns informam produtividade medias além da conta. Truco!

      0
    • DIOGO SABIAO Araçatuba - SP

      Acho que não aprendemos a plantar soja ainda. Aqui na minha cidade nem em anos normais não produzimos acima de 60 sc, esse ano o normal é média de 20sc/ha... Quer dizer, que sem veranico, alguns produzem acima de 80 sacas???....

      0