Notícias Agrícolas transmite AO VIVO nesta 3ª feira debates sobre plantio direto

Publicado em 11/03/2019 18:01
Osmar Conte - Pesquisador Embrapa Soja - Londrina/PR
Os painéis serão mediados pelo jornalista João Batista Olivi e transmitidos pelo AO VIVO pelo Notícias Agrícolas a partir das 10h (Brasília) direto do estande da LS Tractor.

Podcast

Entrevista com Osmar Conte - Pesquisador Embrapa Soja - Londrina/PR sobre a Expodireto 2019

Download

 

LOGO nalogo

O Notícias Agrícolas realiza, a partir desta terça-feira (12), debates sobre o plantio direto e boas práticas agrícolas direto do estande da LS Tractor, na Expodireto Cotrijal 2019. 

Em um ano em que o produtor brasileiro sofreu perdas severas em sua safra de verão, o assunto se mostra mais do que necessário e pertinente para que os agricultores possam aprimorar suas sistemas de cultivo e garantir produtividade e, consequentemente, melhor rentabilidade. 

A programação se inicia às 10h (horário de Brasília) com um painel liderado pelo professor Telmo Amado, da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O especialista falará sobre os desafios do plantio direto. 

Saiba mais:

>> O plantio direto no Brasil e os ajustes necessários para uma lavoura de alta produtividade

Na sequência, às 14h, quem assume os debates é Osmar Conte, pesquisador da Embrapa Soja, que falará sobre plantio direto com foco em manejo de solo e diversificação de cultivos com foco na rentabilidade da soja. 

Os paineis serão mediados pelo jornalista João Batista Olivi e transmitidos pelo AO VIVO pelo Notícias Agrícolas. 

Também direto da Expodireto, o Notícias Agrícolas transmite o lançamento da nova Série H, da LS Tractor, com 3 modelos de tratores, com a presença do jornalista Frederico Olivi, do Marcas e Máquinas. Veja:

>> LS Tractor leva a nova Série H, com 3 modelos de tratores, para a Expodireto Cotrijal

20ª Expodireto Cotrijal é aberta em clima de otimismo

Assessoria de Imprensa da Expodireto Cotrijal

Grande público acompanhou a abertura da 20ª edição da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, na manhã desta segunda-feira (11). A cerimônia foi marcada por um clima de otimismo em relação ao volume de negócios, com a presença de dezenas de autoridades do país e do exterior, além de uma quantidade recorde de jornalistas. A feira conta com 534 expositores e projeta-se uma comercialização superior a R$ 2 bilhões.

A abertura oficial foi realizada no Auditório Central, com destaque para a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que parabenizou a direção da Cotrijal pela grandiosidade da feira e destacou o compromisso do governo federal com o agronegócio.

Vice-presidente da República, Hamilton Mourão

"Temos em nosso país em torno de 5 milhões de produtores rurais, a grande maioria sem acesso à pesquisa, desenvolvimento e tecnologia. A nossa Embrapa tem que voltar, realmente, a apoiar nossos homens e mulheres do campo", afirmou Mourão.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, relatou que a agricultura é uma das atividades que mais embarca tecnologia, tornando-se um motor da economia brasileira. Atendendo a um pedido do setor, ela relatou que o governo federal trabalha para oferecer um novo Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota).

"R$ 3,5 bilhões antes do novo Plano Safra. Este é o pedido deste segmento que cada vez mais tem trazido tecnologia para o campo", salientou Tereza Cristina.

O financiamento do setor também foi enfatizado pelo presidente da Cotrijal, Nei César Manica. Ele apontou a necessidade da ampliação de recursos complementares para aquisição de máquinas e equipamentos.

"Esperemos agora que o governo olhe com muito carinho para que, no primeiro semestre, o setor produtivo tenha atendido um pedido de suplementação. Como a feira é um palco de reivindicações, pelo sorriso do vice-presidente e da ministra, acho que seremos atendidos", brincou Manica para aplausos de todos os presentes.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, chamou atenção para a competitividade do setor e as dificuldades enfrentadas pelos produtores. Ele enalteceu a capacidade dos agricultores em se sobressair perante as dificuldades.

“Estamos em uma feira que trata do nosso agronegócio e sempre que tive a oportunidade de me dirigir a quem se dedica ao agro, faço com o reconhecimento de se lançarem em empreendimentos que são dependentes, além do próprio esforço, também do clima. Quem trabalha no campo se submete ao imponderável das intempéries. E isso precisa ser saldado e reconhecido”, disse Leite.

Também participaram da cerimônia de abertura o prefeito de Não-Me-Toque, Pedro Paulo Falcão da Rosa; o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Lara; os senadores Luis Carlos Heinze e Lasier Martins. No total, estavam presentes 15 deputados estaduais, sete deputados federais, seis secretários de Estado e os embaixadores de Nigéria, Gabão, Benim e África do Sul.

A feira segue até sexta-feira (15), no Parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. São esperados cerca de 265 mil visitantes nesta edição do evento.

Abertura Expodireto 2019

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário