Canarana/MT se encaminha para final da colheita da soja com produtividades entre 40 e 70 sacas

Publicado em 19/03/2019 13:00
Arlindo Cancian - Produtor Rural de Canarana/MT
Canarana/MT se encaminha para final da colheita da soja com produtividades entre 40 e 70 sacas

Podcast

Entrevista com Arlindo Cancian - Produtor Rural de Canarana/MT sobre o Acompanhamento de Safra da Soja

Download

LOGO nalogo

Até o final dessa semana Canarana no Mato Grosso deve encerrar os trabalhos de colheita da soja, finalizando os 5/8% restantes da área plantada. Com chuvas localizadas e irregulares durante todo o ciclo da soja, o município registra produtividades muito variadas que vão desde 40 sacas por hectare até 70 sacas.

A expectativa dos produtores é de que a média final deva ficar abaixo das 56 sacas por hectare registradas na safra passada e com isso, a rentabilidade ficar ainda mais comprometida, já que os preços não estão em um patamar suficiente para cobrir os custos de produção.

“No ano passado, quem fez contrato para esse ano, vendeu de 67 a 70 reais e, nesse momento, está girando em torno de 60/62 reais. Não cobrem os custos de produção e estou vendo produtores fazendo contas e muito preocupados porque não fecha as contas para o próximo plantio”, diz Arlindo Cancian, produtor rural de Canarana/MT.

Para a segunda safra o plantio do milho já se encerrou na região ainda no mês de fevereiro, dentro da melhor janela para o cultivo. Apesar da boa expectativa de produtividade no milho, os produtores da região diminuíram a área do cereal, apostando na cultura do gergelim, que possuí mercado mais atrativo de venda.

“Se o milho não produzir a cima de 100 sacas por hectare também não fecha a conta. Hoje está girando em torno de 18 e 20 reais a saca de milho. O gergelim tem um mercado mais especifico e venda com valores mais definidos”, conta Cancian.

Confira a entrevista completa no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário