Custo total de 1 hectare de soja no MT supera mil dólares, aponta IMEA

Publicado em 12/08/2019 11:51
Daniel Latorraca Ferreira - Superintendente do Imea - Cuiabá/MT
Custos diretos, 48 sacas; c/ arrendamento 59; produtividade média, 56 sacas

Podcast

Entrevista com Daniel Latorraca Ferreira - Superintendente do Imea - Cuiabá/MT sobre o Custo da Safra no Mato Grosso

Download

LOGO nalogo

De acordo com relatório publicado pelo IMEA, para a safra 19/20, a média de custo total para cada hectare de soja no Mato Grosso é de 48 sacas. Contabilizando depreciações e arrendamentos, esse custo sobe para 59 sacas/ha. Já a produtividade projetada no estado é de média de 56 sacas por hectare. Todos esses números foram coletados utilizando a metodologia do IMEA, que é feita através de acompanhamento direto das lavouras. Sobre esse assunto, o jornalista João Batista Olivi entrevistou Daniel Latorraca, superintendente do instituto.

Latorraca explicou que o custo total dessa safra é de cerca de R$ 3.900 por hectare, 7% acima que a safra passada. Esse aumento ocorreu, principalmente, por causa do dólar, que subiu 11% . Dessa forma, quando convertido para a moeda americana, o custo médio por hectare de soja é de pouco mais de US$ 1 mil. Dentre os vilões, além do dólar, estão os custos dos fertilizantes.

Mato Grosso já vendeu quase 1/3 da safra de milho do próximo ano, diz Imea

SÃO PAULO (Reuters) - A comercialização antecipada da safra de milho 2019/20 de Mato Grosso, que será colhida somente em meados do ano que vem, atingiu 32,38% do total projetado (31,1 milhões de toneladas), ante 26,61% no levantamento divulgado em julho, informou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

As vendas estão adiantadas ante o mesmo período do ano passado para a temporada 2018/19 (14,28%).

Pela média histórica, tal nível de vendas antecipadas de milho só tinham sido registradas ao final de dezembro.

Veja o relatório completo abaixo:

Leia mais: 

>> MT lidera produção de grãos no país com 67 milhões de toneladas

>> Mato Grosso já vendeu quase 1/3 da safra de milho do próximo ano, diz Imea

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
João Batista Olivi e Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • elcio sakai vianópolis - GO

    Muito esclarecedor a entrevista..., é incrível a maior parte dos produtores de Mato Grosso cultivarem em torno de 1.500 a 3.000 hectares. Em minha região são poucos produtores que plantam esta quantidade de área. Com os custos de 48 a 59 sacas de soja por hectare para estes grandes produtores, imagine o custo de um pequeno ou médio produtor (abaixo de 500 hectares)??? já que os custos variáveis são mais altos quando comparado com um grande produtor... Essa próxima safra vai ser difícil!

    3
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Sr Elcio aqui no sul de Sao Paulo os roceiros estao perto desta faixa----Todos os anos compram mais terras e mais maquinas----Deve ser que eles compram isso com as sacas fantasmas que nao aparecem nas contas---

      13
    • elcio sakai vianópolis - GO

      Sou natural de Guaira-SP, norte de São Paulo e Goiano por opção, em quase todas as regiões há uma predominância de pequenos e médios produtores e uma minoria de grandes produtores. Há também uma maior parte de produtores honestos e infelizmente uma minoria que usa a atividade agropecuária pra esquentar dinheiro, na minha opinião a nossa atividade está gerando poucas riquezas nos últimos anos e em todas as cidades independente de ser de 5 mil ou 200 mil habitantes há sempre aquele indivíduo que está crescendo de patrimônio, incompatível com sua renda. Se esta pessoa está agindo de forma licita ou ilícita cabe a policia federal ou a receita federal averiguar. Tem muita coisa errada no nosso setor, só não enxerga quem não quer, e pros produtores honestos, um dia as coisas ainda vão melhorar.

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      O preço de uma colhedeira precisa de 500 hectares de roça no minimo

      0
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Conheço produtores que plantam 2.000 hectares e com somente duas colhedeiras conseguem aproveitar a janela de tempo para a safrinha----( esse comentario so' quer relatar o que existe na pratica sem intençao de desfazer dos demais)

      1