Legado de "seu" Sakae faz Copasul/MS faturar mais de R$ 1 bi/ano

Falecido em 2017 com 86 anos, Sakae Kamitani foi fundador e presidente da Cooperativa Agrícola Sul Matogrossense (Copasul). Atualmente, quem está na presidência da cooperativa é Gervásio Kamitani, filho de Sakae. Na sede da cooperativa em Naviraí-MS, ele foi entrevistado pelo jornalista João Batista Olivi à frente do memorial dedicado ao pai, aonde se encontram 4 pilares com palavras de sabedoria do fundador, além de flores de cerejeira confeccionadas por produtores da região e colaboradores.
Após 40 anos de atividade, a Copasul ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão de faturamento. Uma meta que foi estabelecida para 2020 e atingida em 2017, mesmo ano do falecimento de Sakae. Porém, isso não impede que a nova geração estipule novas metas, estimulando o crescimento contínuo. "Temos projetos para a fiação de algodão e para fecularia de mandioca, incentivando a diversificação dos associados", explicou o atual presidente da cooperativa.
Dentre outras metas, estão maiores produtividades para soja e milho. Atualmente, a média de produtividade para soja dentre os associados da cooperativa, é de 55 a 60 sacas por hectare, sendo que o custo total (contando arrendamento e operacionalidade) é de 45 a 50 sacas/ha. Já para o milho, a média é de 70 sacas/ha, com custo médio de 40 a 50 sacas/ha, dependendo da gestão da propriedade. A ambição é que a soja atinja de 65 a 70 sacas/ha e que o milho chegue a 100 sacas/ha.
Confira a programação do 17º Simpósio da Soja Copasul:

0 comentário
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo