Professores do Instituto Federal de Naviraí (MS) assumiram uma missão: acompanhar a umidade do subsolo
Podcast
Professores do Instituto Federal de Naviraí (MS) assumiram uma missão: acompanhar a umidade do subsolo
Download
Professores do Instituto Federal de Naviraí/MS em parceria com a Copasul, estão trabalhando em um projeto que poderá revolucionar os números de produtividade em todas as culturas na região.
O Notícias Agrícolas visitou pessoalmente uma estação meteorológica que está sendo usada para analisar as condições do solo, levar mais umidade para a planta e consequentemente aumentar a produtividade.
“A estação capta as variáveis climáticas com a umidade do solo a três profundidades”, afirma Cícero Teixeira Silva Costa. Para acompanhar os resultados, os professores utilizam um aplicativo desenvolvido especialmente para o projeto e que também será disponibilizado aos agricultores.
A partir dos dados do aplicativo será possível que o produtor tenha uma previsão e consiga também se programar contra geadas, radiação solar e a seca. Os dados hídricos reais já estão inseridos no aplicativo.
“Junto com esse trabalho de perfil do solo, a gente tem também informações de boletim climático. Esse boletim consiste na previsão de chuva e temperaturas a cada sete dias”, explica José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes.
Além da melhora na produtividade, os professores explicaram ainda que o projeto é importante para o futuro do agronegócio no Brasil.
Confira a entrevista completa no vídeo acima.
1 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
carlo meloni sao paulo - SP
Esta pesquisa sera' muito interessante, se tiver comparativo com areas de diferentes inclinaçoes da superficie...
É facil medir a chuva em milimetros, porem numa terra plana toda a agua medida percola no solo, mas com 20% de inclinaçao quanto percola??