Professores do Instituto Federal de Naviraí (MS) assumiram uma missão: acompanhar a umidade do subsolo

Publicado em 21/08/2019 13:39 e atualizado em 04/09/2019 13:39
João Batista Olivi - Jornalista
Sensores até a 1 metro de profundidade vão mostrar a qualidade do perfil dos solos do sul do MS

Podcast

Professores do Instituto Federal de Naviraí (MS) assumiram uma missão: acompanhar a umidade do subsolo

Download

LOGO nalogo
 

Professores do Instituto Federal de Naviraí/MS em parceria com a Copasul, estão trabalhando em um projeto que poderá revolucionar os números de produtividade em todas as culturas na região.

O Notícias Agrícolas visitou pessoalmente uma estação meteorológica que está sendo usada para analisar as condições do solo, levar mais umidade para a planta e consequentemente aumentar a produtividade.

“A estação capta as variáveis climáticas com a umidade do solo a três profundidades”, afirma Cícero Teixeira Silva Costa. Para acompanhar os resultados, os professores utilizam um aplicativo desenvolvido especialmente para o projeto e que também será disponibilizado aos agricultores.

A partir dos dados do aplicativo será possível que o produtor tenha uma previsão e consiga também se programar contra geadas, radiação solar e a seca. Os dados hídricos reais já estão inseridos no aplicativo.

“Junto com esse trabalho de perfil do solo, a gente tem também informações de boletim climático. Esse boletim consiste na previsão de chuva e temperaturas a cada sete dias”, explica José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes.

Além da melhora na produtividade, os professores explicaram ainda que o projeto é importante para o futuro do agronegócio no Brasil. 

Confira a entrevista completa no vídeo acima.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • carlo meloni sao paulo - SP

    Esta pesquisa sera' muito interessante, se tiver comparativo com areas de diferentes inclinaçoes da superficie...

    1
    • carlo meloni sao paulo - SP

      É facil medir a chuva em milimetros, porem numa terra plana toda a agua medida percola no solo, mas com 20% de inclinaçao quanto percola??

      1