Com 4 meses de estiagem, área em Primavera do Leste/MT pega fogo e incendeia fardos de algodão já colhidos

Publicado em 09/09/2019 11:46
José Nardes - Presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste/MT
Tempo seco preocupa também para plantio da próxima safra de soja 2019/20 que deve ter atraso no aguardo de boa umidade do solo

Podcast

Com 4 meses de estiagem, área em Primavera do Leste/MT pega fogo e incendeia fardos de algodão já colhidos

Download

LOGO nalogo

A região de Primavera do Leste no Mato Grosso não vê chuvas há aproximadamente quatro meses, com as últimas precipitações acontecendo ainda em maio. Como reflexo dessa situação, uma área no município com fardos de algodão já colhidos foi atingida pelo fogo, que se originou após uma ave bater na fiação elétrica de uma granja.

Outro impacto que a falta de chuvas pode causar é a dificuldade para iniciar o plantio da safra de soja 2019/20. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste/MT, José Nardes, é preciso que as precipitações voltem para os produtores realizarem a semeadura, mas lamenta que não há previsão de chuvas para setembro.

Sendo assim, apenas as áreas de pivô devem começar o plantio após o término do vazio sanitário em 15 de setembro, mas o alto custo da energia elétrica inviabiliza a expansão deste modelo de cultivo.

Já para a segunda safra de milho que se encerrou, as produtividades médias ficaram entre 115 e 120 sacas por hectare e os produtores conseguiram vender até 60% da produção já entre novembro e dezembro do ano passado, atingindo valores de até R$ 23,00. Agora, restam apenas 20% para serem negociados até o final do ano, mas os agricultores devem obter lucro com o cereal.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste/MT no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Noedir José Karam Marcondes (Diamantino/MT) Diamantino - MT

    Esse incendio nesses rolos de algodão está com cara de criminoso, não tem palhada em torno dos fardos, então o que provocou o fogo!?

    2