Plantio da soja em Rio Verde/GO ainda está lento, mas atraso pode ser benéfico para a cultura
Podcast
Plantio da soja em Rio Verde/GO ainda está lento, mas atraso pode ser benéfico para a cultura
Download
A região de Rio Verde em Goiás plantou apenas 3% da área destinada à sara de soja 2019/20 até o momento. Após um período extremamente seco, quando foram registrados os maiores números de focos de incêndio da história, choveu entre 20 e 70 mm no último dia 25 de setembro, o que possibilitou o início dos trabalhos.
De acordo com o diretor do Sindicato Rural de Rio Verde/GO, José Roberto Brucceli, a janela para cultivo da soja ainda é a ideal, uma vez que as lavouras cultivadas até o dia 15 de novembro expressão seu potencial produtivo melhor do que as semeadas nos primeiros dias de outubro.
As preocupações ficam então para a segunda safra de milho e, especialmente, a de algodão, que ficaram fora das melhores datas para plantio devido ao atraso da soja na safra verão.
Com os custos de produção mais altos do que nunca, Brucceli destaca que o produtor precisa acertar no plantio, que corresponde à 50% do sucesso da safra, para garantir produtividade e aguardar bons momentos de venda para amplificar a rentabilidade.
A saca de soja é negociada por R$ 75,00 para vendas futuras na região, mas com toda essa incerteza de plantio, a impossibilidade de prever o tamanho da produção e as varrições cambiais do real ante ao dólar, os produtores ficam sem conseguir determinar se este é ou não um bom patamar de venda.
Confira a íntegra da entrevista com o diretor do Sindicato Rural de Rio Verde/GO no vídeo.
0 comentário
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar