Plantio da soja está 15% atrasado em Cristalina/GO, mas isso pode ajudar na produtividade

Publicado em 09/10/2019 11:00
Alécio Maróstica - Presidente Sindicato Rural de Cristalina - GO
Até o momento, menos de 1% da área foi semeada no município contra os 15% do mesmo período de 2018. Atraso deixa a soja em janela mais positiva e produtividade média deve ficar a cima das 54 sacas da última safra, restringindo os prejuízos para o milho safrinha 2020, que pode ter área reduzida.

Podcast

Plantio da soja está 15% atrasado em Cristalina/GO, mas isso pode ajudar na produtividade

Download

LOGO nalogo

O plantio da soja em Cristalina em Goiás começou apenas nas áreas de cultivo irrigado e ainda não atingem nem 1% do total estimado para esta safra 2019/20. No mesmo período do ano passado, já eram semeadas até 15% do total para a safra 2018/19, em função de condições climáticas mais favoráveis.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Cristalina/GO, Alécio Maróstica, esse atraso deve ser benéfico para a cultura da soja, uma vez que a melhor janela de cultivo do grão na região é a partir do dia 15 de outubro e os plantios devem ganhar força após o dia 20 deste mês.

Com isso, a expectativa do município é ampliar a produtividade média, que na safra passada ficou em 54 sacas por hectare.

O ponto negativo deste atraso fica por conta da segunda safra de milho 2020, que terá uma janela muito apertada e deve registrar diminuição na área cultivada, uma vez que a soja deve ser colhida até o final de fevereiro, período do término da janela para o milho.

Outra diferença desta safra para a anterior são os volumes já negociados. De acordo com Maróstica, mais vendas foram fechadas neste ano, com preços de até R$ 73,00, do que no mesmo período de 2018 quando os patamares ficavam próximos dos R$ 63,00.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Cristalina/GO no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Pedro A Philippsen nova santa rosa - PR

    Por que todas as noticias são tendenciosas para baixar os preços?

    2