Aprosoja/PI projeta acréscimo de até 8% na área cultivada e 5 sacas por hectare na produtividade média desta safra de soja

Publicado em 16/10/2019 15:39
Alzir Pimentel Aguiar Neto - Presidente da Aprosoja Piauí
Plantio no estado já está liberado, mas deve ganhar força entre a primeira semana de novembro e a primeira semana de dezembro. Produtores já venderam 20% da produção e devem ter contas apertadas neste ciclo 2019/20.

Podcast

Aprosoja/PI projeta acréscimo de até 8% na área cultivada e 5 sacas por hectare na produtividade média desta safra de soja

Download

LOGO nalogo

Nesta quarta-feira (16) o Notícias Agrícolas conversou com Alzir Pimentel Aguiar Neto - Presidente da Aprosoja Piauí para entender como estão as expectativas para o plantio da própria safra. 

Segundo Alzir, o plantio no estado já está liberado, mas o volume de chuva ainda abaixo do esperado para início do plantio. Diferente de outras regiões do país, Alzir explicou que a região ainda não está preocupada com as condições climáticas porque a janela de plantio costuma iniciar entre a primeira semana de novembro e a primeira semana de dezembro. 

Para este ano a Aprosoja prevê um incremento de até 8% na área cultivada. Diante deste cenário, há também a expectativa de uma média geral de 56 sacas por hectares, com acréscimo de 5 sacas. Já quanto aos custos, os produtores da região costumam se antecipar nas compras de insumos e por isso, conseguiram conter os aumentos. Segundo Alzir, de modo geral os insumos tiveram um acréscimo de 5%. 

O perfil de antecipar as compras de insumos também se repete quando o assunto é venda no Piauí. "Acredito que o Piauí tenha cerca de 20% da próxima safra já negociada", afirma. Os produtores têm negociado os valores com cautela, observando de perto as questões do impasse entre Estados Unidos e China, além da peste suína que também tem influenciado diretamente nos preços. 


Confira a entrevista completa no vídeo acima

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Roberto Altenburger Balsas - MA

    Ele que diga a realidade do Estado do Piaui e do Pais, está todo mundo no sufoco, comprou fertilizante e não travaram o preço??? Só o fertilizante dá 25% do custo de produção, e o restante? Este cidadão não faz conta ou não anda conversando com os vizinhos, em que mundo ele vive???Pq estão chorando para renegociar dividas???Moratória???Tão como os usineiros de 20 anos, devendo, arrotando grosso e andando de avião, É BRINCADEIRA!!!!

    2