Mais de 60 produtores de Dom Eliseu-PA tem produção embargada pela Moratória da Soja, mesmo com licenças ambientais aprovadas
Podcast
Mais de 60 produtores de Dom Eliseu-PA tem produção embargada pela Moratória da Soja, mesmo com licenças ambientais aprovadas
Download
Acompanhando a situação dos produtores que estão na 'lista negra' da Moratória da Soja, da Abiove, nesta quarta-feira (30) o Notícias Agrícolas conversou com Rodrigo Turquino - Produtor Rural em Dom Eliseu/PA que afirma que mais de 60 produtores estão com as produções embargadas na região.
De acordo com o produtor rural, é uma situação que os produtores vêm enfrentando há algum tempo e tem se tornado mais complicada ao longo dos anos. Para debater sobre assunto e buscar alternativas para o impasse sobre a comercialização e a falta de clareza nos embargos da Abiove, um evento será realizado na cidade no próximo dia 10 de novembro.
Rodrigo afirma ainda que os produtores embargados possuem autorização para execer a atividade rural, além das áreas em questão se tratar de áreas que já estão degragadas. "Nossa região que fica à margem da Belém-Brasília, é uma região muito antiga. A Belém-Brasilia foi construída na década de 50 e desde então ela vem sendo explorada", afirma.
Segundo Rodrigo, para os produtores da região, os embargos não estão sendo realizados em prol do meio ambiente, mas sim para se tratar de questões comerciais. Ele afirma ainda que não existe uma análise para a apurar a situação das properidades que estão embargadas. "A impressão que dá, é que o embargo é comercial e contra a produção em geral", comenta.
2 comentários
Derrubada das tarifas de Trump nos EUA deve promover recuperação dos prêmios da soja no BR
China pode ficar menos disposta a comprar soja dos EUA após decisão da Suprema Corte, avaliam analistas
Mato Grosso colheu mais de 65% da safra de soja, aponta Imea
Chuvas impedem queda na produtividade da soja na Argentina
Complexo Soja: Grão e óleo caem nesta 6ª feira com movimento de realização de lucros em Chicago
Exportação de soja do Brasil em fevereiro mantém ritmo abaixo do ano passado, diz Secex
R L Guerrero Maringá - PR
Uma opção poderia ser formar uma cooperativa e contornar as multinacionais...
Dalton Catunda Rocha
Resumindo tudo, os ecopatas atacaram aqueles que alimentam o Brasil.