China dá sinais que seguirá comprando soja a partir de critérios econômicos e dentro da necessidade, mesmo após acordo com EUA

Publicado em 18/12/2019 16:50
Eduardo Vanin - Analista de Mercado da Agrinvest
Apesar da compra recente de 1 milhão de toneladas de soja dos EUA, China mantém demanda pelo produto brasileiro

Podcast

Entrevista com Eduardo Vanin - Analista de Mercado da Agrinvest sobre o Fechamento de Mercado da Soja

Download

LOGO nalogo

O mercado da soja encerrou esta quarta-feira (18) em estabilidade, com os investidopres acompanhando de perto o comportamento chinês com as compras de soja nos Estados Unidos. Até o momento, o país asiático vem comprando conforme a necessidade, sempre buscando o preço mais barato, seja no Brasil, seja nos Estados Unidos.

Porém, a assinatura da "Fase 1" do acordo poderá implicar em maior volume de compras chinesas, inclusive produtos agrícolas americanos. Há indícios de que essas compras fiquem em torno de US$ 40 bilhões por ano, o que é quase o dobro da quantia que o país comprava antes da guerra comercial, que era cerca de US$ 24 bi.

Ainda não se sabe os termos corretos para o acordo, nem se esses números são reais. Mesmo se forem, a logística desse volume de comercialização seria complicado tanto para o escoamento americano, quanto para o recebimento de cargas na China.

Caso o cenário se confirme, a demanda chinesa nos EUA fará os prêmios no Brasil caírem. Mesmo assim, não há previsão de grandes prejuízos para a comercialização da safra 19/20, já que boa parte dela já foi comercializada e outra boa parte será disputada para o consumo interno. No entanto, para a safra 20/21, o acordo poderá ter maior impacto nas exportações brasileiras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta e Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário