HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Estiagem em Passo Fundo/RS já causa perda de 15% na soja e 50% no milho

Publicado em 07/01/2020 10:25
Jair Dutra Rodrigues - Vice-Presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo/RS
Diante desde cenário, Sindicato Rural do município recomenda que produtores evitem novas vendas futuras e procurem renegociar os contratos já firmados

Podcast

Estiagem em Passo Fundo/RS já causa perda de 15% na soja e 50% no milho

Download

LOGO nalogo

Os produtores de Passo Fundo no Rio Grande do Sul estão sofrendo pela falta de chuvas na região. Algumas áreas do município não recebem precipitação há mais de 20 dias e as perdas na produtividade das lavouras de soja e milho começam a se consolidar.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo/RS, Jair Dutra Rodrigues, as áreas de milho que conseguiram granar antes do Natal devem ter perda de 50% na produtividade, índice que pode ser ainda maior na partes de granaram mais tardiamente.

Já nas lavouras de soja, Rodrigues aponta que a perda consolidada já é de algo entre 10 e 15%, caso a chuva prevista para os próximos dias retorne e ajude a recuperar algumas áreas, e de até 20% nas cultivares mais precoces que não atingiram o limite de crescimento.

Diante deste cenário, a recomendação da liderança é de que os produtores não busquem novas negociações futuras já que não há como saber o quanto será colhido. A situação também preocupa para os negócios que já foram firmados e os produtores devem buscar as cerealistas para renegociar suas entregas.

Confira a integra da entrevista com o vice-presidente do Sindicato Rural de Passo Fundo/RS no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • adelar parmeggiani Campinas do Sul - RS

    Difícil a situação dos produtores, só fico pensando que com toda a tecnologia disponível para se fazer previsões do tempo, ninguém previu isso. Ano normal, e aí você lê, pior seca desde 2012/2013...mas coragem não vai nos faltar para enfrentar mais essa.

    0
    • Adriano Andrighetti Paim filho - RS

      Eu fico pensando se há interesses maiores por trás dessas previsões, principalmente as antes do início de safra. É sempre favorável ... e de lambuja vem o IBGE e Conab com suas super safras. Mas é o que temos no momento

      1
  • Júlio Pedro Bertagnolli Borella Passo fundo - RS

    Muito bem colocado pelo amigo Jair. Na minha avaliação acho que temos perdas maiores já consolidadas... Planto também na região sul do estado onde não se tem chuva significativa desde final de novembro. As perdas em todo RS já são certas.

    1