HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Apesar de lenta até o momento, Ferrugem Asiática ainda pode aparecer com força nesta safra

Publicado em 07/01/2020 10:58
Cláudia Vieira Godoy - Pesquisadora Embrapa Soja
Pesquisadora da Embrapa Soja alerta para aumento no risco da presença da doença com pressão das condições climáticas com as chuvas de janeiro

Podcast

Apesar de lenta até o momento, Ferrugem Asiática ainda pode aparecer com força nesta safra

Download

LOGO nalogo

Até o momento, o site do Consórcio Antiferrugem aponta a incidência de 25 casos da doença nas lavouras da safra de soja 2019/20 no Brasil. O líder do ranking é o Paraná, com 15 casos, seguido por Mato Grosso do Sul (4), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1), Mato Grosso (1), Rio Grande do Sul (1) e São Paulo (1).

No mesmo período do ano passado, a safra 2018/19 já registrava 143 focos de Ferrugem Asiática, mas essa redução de 82% nos casos registrados não significa que a atual safra está livre dos riscos da doença.

A pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Vieira Godoy, explica que a última safra registrou uma situação bastante peculiar com adiantamento do plantio e entrada da Ferrugem mais cedo, sendo interrompida pelo veranico entre dezembro e janeiro. Já neste ciclo, a semeadura aconteceu mais tardiamente e de maneira mais espalhada, deixando muitas lavouras jovens neste período de mais precipitações.

Sendo assim, o risco do número de casos da doença aumentar neste mês de janeiro, com as chuvas previstas, é grande e a safra 2019/20 pode até mesmo se encerrar com mais registrou do que a última temporada, que se encerrou com 402 focos no total.

A recomendação da pesquisadora é que o produtor siga monitorando suas lavouras e realizando as aplicações preventivas de defensivos. Caso algum foco seja identificado na região, este trabalho deve ser intensificado, inclusive utilizando produtos multissítios para potencializar a ação dos fungicidas.

Além disso, o produtor que identificar a presença da Ferrugem Asiática em suas lavouras pode acionar a Embrapa Soja ou algum laboratório conveniado ao Consórcio Antiferrugem para reportar o caso e auxiliar os demais colegas da região no controle do avanço da doença.

Confira a entrevista completa com a pesquisadora da Embrapa Soja no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • José Roberto de Menezes Londrina - PR

    Concordo com o alerta. Considerando a atraso de plantio, a falta de controle curativo eficiente e os incentivos ao monitoramento da doença, os prejuízos na safra 2019/20 podem ser elevados.

    5