HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Palotina/PR começa a colher a soja após replantar metade da área cultivada

Publicado em 09/01/2020 10:34
Nestor Antônio Araldi - Presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR
Estiagem provou atraso na semeadura e necessidade de replantio, mas apenas os 30% cultivados no início do ciclo devem apresentar dificuldades na produtividade. Produtores devem apostar no milho safrinha mesmo fora da melhor janela.

Podcast

Palotina/PR começa a colher a soja após replantar metade da área cultivada

Download

LOGO nalogo

Depois de sofrerem com o período longo de estiagem, o sojicultor da região de Palotina/PR que apostou em deixar a planta se desenvolver no seco, começa a colher. De acordo com Nestor Antônio Araldi, Presidente do Sindicato Rural da cidade, a colheita iniciou em cerca de 30% do total da área plantada, referente ao produtor que plantou no pó.

Entretanto, essa soja deve perder em produtividade, já que as chuvas mais constantes chegaram na região há cerca de 15 dias, segundo Araldi, beneficiando os 50% de área replantada e os 20% de terra em que o produtor esperou as precipitações para plantar. 

Para o sojicultor que já está colhendo o produto semeado na estiagem, a produtividade deve se rmais baixa, mas ainda assim, o preço pago é satisfatório, segundo Araldi.

"Para dizer se a safra 19/20 é boa ou não, precisa ver como vai chover daqui pra frente, porque tem os 70% de área que foi replantada ou plantada depois e que precisam que o tempo colabore nos próximos dias para que a safra seja boa". 

Em relação às doenças na lavoura, ele conta que quem replantou estava preocupado porque as chuvas iniciadas há 15 dias foram constantes, o que dificulta a aplicação de defensivos. "Deu uns dias de sol, aí quem conseguiu entrar com a máquina, aplicou, e que não teve condição por causa do solo úmido, fez com avião", conta.

As negociações para a venda de soja disponvel já começaram, e Araldi explica que tem propostas boas, inclusive com preços R$ 2, R$ 3 acima do valor de tabela. Mais à frente, quando todo mundo estará colhendo, não sabemos como vai ser".

SAFRINHA

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Palotina, por causa do atraso no plantio da soja, ou devido ao replantio, a janela de semeadura do milho safrinha também deve ser tardia, chegando em março.

"Deixar de plantar o milho é complicado, e plantar trigo aqui na nossa região não compensa por causa do custo. Plantar em março é arriscado, porque mais à frente pode ser que dê uma geada e estrague tudo, mas ainda assim, devemos apostar no milho por causa dos preços de mercado".

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilhreme Dorigatti e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário