Sinop/MT avança na colheita da soja e espera boa produtividade

A colheita da soja em Sinop no Mato Grosso já começou e atingiu cerca de 4% do total cultivado para a safra 2019/20. A expectativa dos produtores é chegar a até 9% durante esta semana e avançar os trabalhos após o dia 25 de janeiro.
Segundo o diretor do Sindicato Rural de Sinop/MT, Leonildo Bares, após um início de ciclo complicado devido a falta de chuvas, o desenvolvimento das lavouras foi satisfatório e a projeção é repetir a média de produtividade da última safra em 58 sacas por hectare.
A preocupação fica por conta da rentabilidade após a venda da produção. De acordo com Bares, o custo do frete segue sendo o mesmo, apesar da conclusão das obras na BR-163. Com isso, as vendas acontecem em patamares de R$ 68,00, quando poderia estar em R$ 75,00. Sendo assim, a margem de lucro da safra de soja deve ser entre 7 e 8%, aumentando a necessidade de uma boa segunda safra de milho para equilibrar as contas.
Se depender das perspectivas de mercado para o cereal, que tem alta demanda na região com a chegada de novas usinas, a rentabilidade da segunda safra deve ser boa, mas para isso é preciso ter alta produtividade e contar com a ajuda do clima para o desenvolvimento das lavouras, destaca Bares.
Confira a entrevista completa com o diretor do Sindicato Rural de Sinop/MT no vídeo.
0 comentário
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes