Produzir em dólar é melhor? Produtores do Paraguai não acham...

Publicado em 28/01/2020 12:32
Dólar como moeda oficial facilita a administração rural no Paraguai, porém país perde competitividade diante da variação cambial no Brasil

Podcast

Produzir em dólar é melhor? Produtores do Paraguai não acham...

Download

LOGO nalogo

No Paraguai, os produtores rurais negociam a safra e a compra de insumos diretamente em dólar, ou seja, sem a conversão na moeda local, o Guarani. De acordo com Neivo Fritzen, diretor da Associação dos Produtores de Soja do Paraguai (APS), apesar de facilitar na administração rural das propriedades, a adoção do dólar tira a competitividade da soja paraguaia no mercado internacional. "No Brasil, a variação cambial favoreceu ao deixar a saca valendo R$ 90. Isso deixou a soja paraguaia com valor mais baixo, já que ao adotar o dólar, não fazemos as conversões entre moedas", explicou.

Segundo ele, o preço da saca brasileira é um benefício ilusório, já que a valorização do câmbio também afeta no preço dos insumos. "O produtor rural brasileiro teve esse benefício de comercializar a safra com dólar alto, mas se a moeda americana desvalorizar, o preço dos insumos não irão baixar de preços", disse Fritzen.

Em compensação, como o Brasil importa milho do Paraguai, a situação se torna favorável. "O preço da tonelada de milho aqui é de US$ 120, então temos boa  rentabilidade quando negociamos o milho com o Brasil", comentou Eno Michels, presidente da APS.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
João Batista Olivi e Ericson Cunha
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário