Íntegra da palestra do prof. Fancelli e a polêmica sobre a adubação a lanço

Publicado em 07/02/2020 18:03 21813 exibições
Palestrante: Antonio Luiz Fancelli - Professor Doutor Universidade de São Paulo
Liberamos a palestra "Estratégias essenciais de manejo para obtenção de altas produtividades", ministrada por Antonio Luis Fancelli, professor-doutor da Esalq/USP e membro-fundador do CESB; fitotecnista, especialista em nutrição de plantas e sistemas de produção.

Depois de muita polêmica, o Notícias Agrícolas apresenta, na íntegra, a palestra do Prof. Dr Antonio Luis Fancelli, especialista em sistemas de produção, onde ele discorre sobre os avanços da ciencia em busca de altas produtividades, com sustentabiidade. O foco é a produção de soja, mas os conceitos servem para toda a agricultura. Professor emérito da Esalq/USP, Antonio Fancelli ensina como praticar a agronomia baseda em pesquisas e fatos comprovados.

-- "Aqui não tratamos de possibilidades, ou de expectativas; aqui não usamos as palavras "acho", "pode ser", "talvez"; aqui só usamos dados comprovados pela Ciência, onde não restam dúvidas".

Durante uma hora e meia que durou sua palestra (realizada quinta-feira passda, em Mafra, SC, em evento patrocinado pela BigSafra), o dr. Facelli abordou a necessidde de aumentarmos a fertilidade dos solos brasileiros, a adoção de praticas sustentaveis (como a cobertura dos solos), utilização de sementes com vigor comprovado (e os testes de comrpovação), e, por fim, o que se transformou em polêmica: sua condenação dos sistemas de adubação a lanço:

--"Esse sistema não contribui para o aumento da produtividade; o elemento fosforo é imóvel, portanto, ficando na superficie, ele não alimenta a raiz e se transforma em desperdício".

Acompanhe a palestra..

 

Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

2 comentários

  • clecio dias barbosa Nova Mutum - MT

    Com relação ao assunto da palestra do dr. Fancelli, digo que há várias teorias que a ciência às vezes ainda não explica... Por exemplo, o

    Mato Grosso, que conta com chuvas quase que constante em todos os anos, os bons produtores (de alta tecnologias) partiram por adubação a lanço e tem obtido ótimos resultados.. ou será que tudo isso é só resultado da genética??? não acredito..., em Goiás mesma coisa ... e onde a altitude ajuda a produção, ela está ainda melhor.... .porque então não falar da Bahia, que sofre por falta de água quase todos os anos e ainda faz o milagre de produzir quase que melhor que todos os estados ... foi no Oeste da Bahia que essa prática foi implantada pois lá o tratamento com o solo é diferente do resto do Brasil e vemos a melhor safra não só do Brasil mas do mundo... e aí dr., como isso se explica???... Não sou contra a ciência, mas o que nos mata é pagar um calcário que chega até a fazenda com preços sem noção, gesso então (que hoje é a salvação da lavoura em alguns casos) está difícil para se fazer uma correção em cima do pedido de 0 a 40 cm, não é brincadeira não..., mas se assim fizer, pode semear a lanço à vontade e esperar boas produtividades, com certeza .

    6
  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    "SEM PALAVRAS !!!" ... Com isso, quero dizer ... Não tenho palavras para definir uma palestra que trouxe à luz o principio fundamental da Agricultura, que é ...ENXERGAR A PLANTA !!! ou melhor ... VIVER & CONVIVER COM O MEIO ...

    0
    • Elton Szweryda Santos Hortolândia - SP

      Obrigado ao NA por reapresentar a palestra do prof. Fancelli, agora salvei para recorrer...

      0