Estiagem no Rio Grande do Sul já reduz capacidade produtiva da soja em 35% e milho cai até 70%

A safra verão 2019/20 sofre com a estiagem no Rio Grande do Sul. Até o momento, os ciclos das culturas da soja e do milho já registraram dois veranicos e precisa de chuvas já nos próximos dias para poder brecar as perdas já consolidadas nas lavouras.
Segundo o coordenador do Núcleo da Aprosoja de Tupanciretã/RS, José Domingos Lemos Teixeira, a soja já perdeu 35% da capacidade produtiva esperada, de 18 milhões de toneladas, e o milho tem queda de até 70% em algumas regiões do estado.
Teixeira destaca que é preciso que o estado registre chuvas generalizadas nos próximos 5 a 10 dias para poder recuperar o restante das áreas que estão no período crítico da oleaginosa, o enchimento de grão.
Confira a entrevista completa com o coordenador do Núcleo da Aprosoja de Tupanciretã/RS no vídeo.
0 comentário
Soja sustenta altas em Chicago nesta 5ª (27) e puxa negócios a R$ 161 no Porto de Paranaguá
Paraná pode ter safra recorde de soja em 2026/27 com chuvas do El Niño, diz Deral
Soja recua em Chicago nesta 5ª (27), com movimento de realização de lucros após disparada na sessão anterior
Soja vai a R$ 160 nos portos do Brasil com nova disparada em Chicago e alta do dólar nesta 4ª
Área de soja cresce cerca de 43 mil hectares no Piauí e no Maranhão, enquanto Acre e Amazonas registram queda conjunta de 12%, revela Serasa Experian
Vazio sanitário antecipa decisões importantes para a próxima safra de soja