Colheita da soja no sul do Pará se encaminha para reta final e região colhe 65 sacas por hectare

Publicado em 05/03/2020 16:00
Vanderlei Silva Ataídes - Presidente Aprosoja Pará
Já o Nordeste do estado sofreu com o atraso da estação chuvosa e ainda finaliza o plantio da soja. Expectativa de produtividade também é positiva para a região

Podcast

Entrevista com Vanderlei Silva Ataídes - Presidente Aprosoja Pará sobre a Realidades da Safra - SOJA

Download

LOGO nalogo

A região sul do estado do Pará já está com cerca de 60% da soja colhida, segundo o presidente da Aprosoja do estado, Vanderlei Silva Ataídes. De acordo com ele, a área na região de Santana do Araguaia tem bons relatos de produtividade. A parte norte do Pará, nas proximidades de Sanatarém também conta com boas lavouras. As médias de produtividade estão entre 63 e 65 sacas por hectare. 

Segundo Ataídes, a produção por hectare das lavouras estão boas, com relatos de 66 sacas e até talhões com 70 sacas por hectare. "Hoje em dia temos isso como objetivo, porque o custo de produção está alto. Temos que buscar inclusive produzir acima disso". 

Ele afirma que estes números de produção estão acima do ano passado, quando a média ficou abaixo de 63, 65 sacas por hectare, o esperado para a atual safra. 

Em Paragominas, segundo o presidente da Aprosoja/PA, já há negócios fechados para 30 de abril em R$ 83 a saca, livre de armazém, para 30 de junho em mais de R$ 85 por saca. Entretanto, os preços podem variar de acordo com a proximidade da região com o porto.

LOGÍSTICA 

O produtor paraense, da região da BR-158, próximo a Santana do Araguaia, na parte sul, precisa lidar, além da questão climática, com a logística. A estrada federal que leva até Marabá, segundo Ataídes, é um  grande gargalo que está onerando o custo da soja final para o produtor do sul do Pará e do norte do Mato Grosso, que precisa da estrada. 

"Está tirando o valor da soja na hora de vender, o produtor acaba pagando mais caro no frete. Inclusive hoje (5) a BR-158 está interditada na região de Xinguara porque caiu uma ponte". 

NORDESTE DO ESTADO EM ATRASO

Na área nordeste do estado, houve um atraso de quase 30 dias de janela, segundo Ataídes, mas quem já encerrou o plantio está com boas lavouras.
"A semeadura deveria ter sido entre os dias 10 a 15 de novembro, e começamos dia 7 a 8 de dezembro. Os produtores que estavam com pouca estrutura, atrasaram ainda estão plantando, mas as lavouras estão se mostrando boas". 

Entretanto, quem está finalizando o plantio agora pode ter quebra, porque fora da janela, o sojicultor acaba plantando no barro. 

"Do jeito que está hoje, as lavouras estão boas, a produtividade é positiva, mas no final de abril, entre os dias 15, 20, inicia a colheita, e esperamos que as chuvas tenham reduzido, porque se for como no ano passado, teremos problemas". 

Um dos desafios encarados pelo sojicultor que atrasou o plantio da soja está na aplicação de defensivos por causa das chuvas, que acabam impedindo a entrada do maquinário nas lavouras. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves e Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário