Falta de chuva para o milho safrinha preocupa produtores em Marechal Cândido Rondon/PR

Publicado em 10/03/2020 15:22 e atualizado em 10/03/2020 18:30
Edio Luiz Chapla - Presidente do Sind. Rural de Marechal Cândido Rondon/PR
A soja da região já foi toda colhida e garantiu boa média de produtividade com valores negociados em torno de R$ 84/sc

Podcast

Entrevista com Edio Luiz Chapla - Presidente do Sind. Rural de Marechal Cândido Rondon/PR sobre as Realidades da Safra - SOJA

Download

LOGO nalogo

Depois de a estiagem ter atrasado o plantio da soja no ano passado na região de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, agora a falta de chuva preocupa os produtores que estão em fase final do plantio da safrinha de milho. De acordo com Edio Luiz Chapla, presidente do Sindicato Rural do município, a expectativa é que chova na área a partir do dia 18 deste mês, mas é preciso de volumes acima dos 40mm para que os agricultores respirem com mais alívio. 

Segundo Chapla, cerca de 98% da área de milho já foi plantada, e além da preocupação com o clima, há a pressão pela possibilidade de infestação da cigarrinha do milho. "É uma praga nova, surgiu aqui na região o ano passado e nos preocupa muito, porque tem um potencial destrutivo grande, já que o inseto se reproduz rapidamente", explica. 

O presidente do Sindicato diz que a expectativa é de produzir acima de 120 sacas de milho por hectare, mas por enquanto é uma estimativa precoce, já que vai depender de como o clima vai se comportar no transcorrer do desenvolvimento das plantas e do manejo dos agricultores para prevenir pragas.

"Agora vai do produtor fazer as aplicações necessárias para prevenir o surgimento da cigarrinha e monitorar as lavouras de perto, pelo menos de cinco em cinco dias", afirma. 

No caso da soja, que já está toda colhida, Chapla explica que os resultados obtidos estão dentro do esperado, com média de produtividade de 62 sacas por hectare e negociações em torno de R$ 84 por saca. 

"Essa média está dentro do previsto ainda no ano passado, que era entre 60 e 65 sacas por hectare. Claro que tivemos extremos, produtor que colheu 80 sacas por hectare, ou aqueles que plantaram muito cedo e foram prejudicados pela estiagem, colhendo 25 sacas por hectare", conta. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Geovani Salvetti Ubiratã - PR

    Situação é crítica no Paraná... Milho, além de ter sido plantado tarde, está derretendo com o calor e a falta de chuva... E sem previsões de chuvas para os próximos 15 dias...

    1