Milho safrinha já registra perdas de 55% em Guaíra/PR

Publicado em 12/03/2020 11:25
Silvanir Rosset - Presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR
Quebra é atribuída ao atraso no plantio e ataque de insetos; safra de soja no município teve boa produtividade e agricultor conseguiu fechar bons negócios

Podcast

Entrevista com Silvanir Rosset - Presidente do Sindicato Rural de Guaíra/PR sobre as Realidades da Safra - SOJA

Download

LOGO nalogo

O milho safrinha já saiu mal desde o plantio em Guaíra/PR, de acordo com presidente do Sindicato Rural do município, Silvanir Rosset. Segundo ele, as estimativas de quebra nesta safra é de 25% motivada pelo atraso no plantio e de 30% pelo ataque de insetos. 

Conforme Rosset explica, com o atraso do plantio da soja, isso acabou afetando o plantio da sadrinha, que está quase concluído no município. "Por causa desse atraso, a lavoura vai ficar mais exposta ao risco de geadas", afirma. 

Além disso, ele conta que faltou chuva para o plantio, e que a região vive um stress hídrico, com poucos volumes caindo de forma isolada em poucas áreas, deixando o desenvolvimento das plantas desuniforme. 

"Estamos com poucas chuvas, a lavoura sofrendo, e ainda na semana passada caiu uma chuva de granizo em uma área, causando danos, desfolha", disse. 

As plantações de milho safrinha em Guaíra sofrem também com o ataque de insetos, como lagartas, percevejos e a cigarrinha do milho. Segundo Rosset, é preciso que o produtor monitore de perto os campos e faça o manejo adequado para minimizar o ataque. 

"Precisamos de uma frente fria que traga chuva de forma mais generalizada em todo o estado do Paraná, com volumes acima de 60mm, 100mm, de forma que a umidade consiga ser mantida no solo", explicou. 

SOJA

Ao contrário do milho safrinha, a safra de soja em Guaíra trouxe resultados positivos para o produtor, após a fase tensa de plantio com pouca chuva no ano passado. "Durante o desenvolvimento da safra tivemos chuvas mais rgulares, em volumes mais baixos do que o de costume, mas o suficiente para render uma boa colheita", disse. 

De acordo com Rosset, a colheita da soja já foi finalizada no município, e teve uma média de 65 sacas por hectare. Em termos de negócios, ele conta que o produtor teve bons resultados, tanto quem travou valores no ano passado nos picos de R$75, R$ 80 por saca, quanto para quem esperou para vender agora, com dólar alto. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário