Quebra na safra de soja no RS pode chegar a 50%

Publicado em 13/03/2020 11:40 e atualizado em 13/03/2020 12:29
Claudio Duarte - Diretor da Farsul
Segundo diretor da Farsul, expectativa média de produtividade caiu de 55 a 60 sacas por hectare para 20 sacas; preocupação é com endividamento "bola de neve"

Podcast

Entrevista com Claudio Duarte - Diretor da Farsul sobre o Realidades da Safra - SOJA

Download

LOGO nalogo

Estimada nesta semana pela Emater/RS em 32,2%, a quebra na safra de soja no Rio Grande do Sul pode ser ainda maior, chegando aos 50%, de acordo com o diretor da Farsil, Cláudio Duarte. Segundo ele, a situação vai piorar, porque sem chuvas, a soja de ciclo médio e ciclo tardio não vão ter condições de enchimento de grãos. 

Conforme Duarte explica, se a expectativa de média de produtividade era de 55 a 60 sacas por hectare, hoje o produtor encara a realidade de colher, em média, 20 sacas por hectare. "Até em áreas de pivô vai ter perda grande, porque se projetava entre 70 a 80 sacas por hevtare, e a média agora é de colher 50 sacas por hectare", afirma. 

A situação hoje para o produtor de soja no estado se mostra muito diferente do início do plantio, quando o excesso de precipitações prejudicou o processo e gerou preocupações com doenças fúngicas.

Segundo Duarte, agora com o tempo seco, o produtor está evitando a aplicação de antifúngicos sem necessidade, e fazendo o manejo com secante para emparelhar a lavoura. 

Para além da quebra, a possibilidade de endividamento do produtor é uma preocupação latente, já que, segundo o diretor da Farsul, há produtores contratando financiamento da safra de trigo ´para pagar os custos desta safra de soja, e depois comprar os insumos para a safra de trigo 
á prazo. "Vai virar uma bola de neve", disse.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Adriano Andrighetti Paim filho - RS

    (Quebra na safra de soja no RS pode chegar a 50%): E pelas previsões vai longe pra alinhar, aqui a lavoura o que era pra dar já foi... a preocupação agora é pasto pro gado e água que está sumindo das fontes e sangas...

    0
  • Jonas Silva dos Santos Água Santa - RS

    Já passou de 50%. Tamo lascado

    0