Colheita de soja no MA avança enquanto produtores lutam contra taxação

Publicado em 13/03/2020 16:03 e atualizado em 13/03/2020 16:35
José Carlos Oliveira de Paula - Presidente da Aprosoja MA
Produção deve ficar dentro do esperado para o estado, mas produtores reclamam da taxação como um gasto inesperado que irá reduzir os lucros

Podcast

Entrevista com José Carlos Oliveira de Paula - Presidente da Aprosoja MA sobre as Realidades da Safra - SOJA

Download

LOGO nalogo

Cerca de 30% das plantações de soja já foram colhidas no Maranhão, conforme explica o presidente da Aprosoja do estado, José Carlos Oliveira de Paula. Apesar do bom desenvolvimento da safra e da expectativa de boa produtividade, ele conta que os produtores e entidades de classe questionarão na Justiça a lei da taxação sobre soja e milho criada pelo governo estadual.

Segundo ele, mesmo com a Assembleia Legislativa do Maranhão tendo baixado de 3% para 1,8% a taxação, que passa a valer a partir de abril, o imposto será questionado no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Mesmo a gente tendo bons resultados na colheita, essa taxação, fixada no final do ano passado, era uma coisa que a gente não esperava, não contaca com isso nos nossos custos", afirma.

O presidente da Aprosoja-MA explica que a margfem de lucro do produtor é de 6%, e que essa taxação, ainda que reduzida para 1,8%, retira quase 25% da renda do agricultor. 

Por enquanto, com os 30% de área colhida, de Paula estima que a média de produtividade esteja em torno de 47 sacas por hectare, mas que o número deve avançar até as 52 sacas por hectare conforme o andamento da colheita. 

As negociações também estão com bom andamento, atualmente com 80% da safra 2019/20 já vendida, com preços batendo R$ 82 a R$ 85 pagos por saca, e até 20% de produção já negociada para a próxima safra 2020/21. 

MILHO SAFRINHA

Até agora, segundo o presidente da Aprosoja-MA, cerca de 50% da área de milho no estado já foi plantada, e há um atraso de cerca de 10 dias, mas nada que preocupe a entidade.

"Por enquanto é cedo para falarmos em média de produtividade, mas historicamente aqui no Maranhão, a média é 80 sacas por hectare, e esperamos para esta safrinha chegar nas 100 sacas por hectare", explica. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário