São Pedro do Sul/RS deve ter quebra de 50% na safra de soja 19/20

Publicado em 16/03/2020 11:06
Sérgio Renato Freitas - Presidente da Cooperativa COOMAT
Perdas na produtividade e na qualidade dos grãos preocupam os produtores, que já venderam em torno de 50% da produção ainda em 2019

Podcast

Entrevista com Sérgio Renato Freitas - Presidente da Cooperativa COOMAT sobre as Realidades da Safra - SOJA

Download

LOGO nalogo

Se no ano passado, durante o plantio da safra de soja 2019/20 os produtores da região de São Pedro do Sul/RS esperavam colher em torno de 60 sacas por hectare, hoje a realidade é outra. Segundo o presidente da Coomat Cooperativa Mista dos Agricultores de Toropi (Coomat), a expectativa é de quebra na safra em torno de 50%, tanto em produtividade quanto em qualidade de grãos.

De acordo com ele, a colheita está iniciando nesta smeana na região, mas desde a semana passada, alguns sojicultores estão colhendo, o equivalente a cerca de 5% da área de soja. 

"Quem já começou a colher está tendo uma média de 15 sacas por hectare. A expectativa d emédia para a nossa região é de 30 a 35 sacas por hectare, situação preocupante", disse. 

Para o presidente da Cooperativa, a preocupação é com os contratos de venda firmados ainda no ano passado, cerca de 50% da produção. "Vendemos no ano passado com preços bons, média de R$ 80 por saca, mas acredito que vai ter produtor que não vai ter condição de entregar", afirmou. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário