São Pedro do Sul/RS deve ter quebra de 50% na safra de soja 19/20

Publicado em 16/03/2020 11:06 1821 exibições
Sérgio Renato Freitas - Presidente da Cooperativa COOMAT
Perdas na produtividade e na qualidade dos grãos preocupam os produtores, que já venderam em torno de 50% da produção ainda em 2019

Podcast

Entrevista com Sérgio Renato Freitas - Presidente da Cooperativa COOMAT sobre as Realidades da Safra - SOJA

Download

LOGO nalogo

Se no ano passado, durante o plantio da safra de soja 2019/20 os produtores da região de São Pedro do Sul/RS esperavam colher em torno de 60 sacas por hectare, hoje a realidade é outra. Segundo o presidente da Coomat Cooperativa Mista dos Agricultores de Toropi (Coomat), a expectativa é de quebra na safra em torno de 50%, tanto em produtividade quanto em qualidade de grãos.

De acordo com ele, a colheita está iniciando nesta smeana na região, mas desde a semana passada, alguns sojicultores estão colhendo, o equivalente a cerca de 5% da área de soja. 

"Quem já começou a colher está tendo uma média de 15 sacas por hectare. A expectativa d emédia para a nossa região é de 30 a 35 sacas por hectare, situação preocupante", disse. 

Para o presidente da Cooperativa, a preocupação é com os contratos de venda firmados ainda no ano passado, cerca de 50% da produção. "Vendemos no ano passado com preços bons, média de R$ 80 por saca, mas acredito que vai ter produtor que não vai ter condição de entregar", afirmou. 

 

Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário