Argentina fecha terminais portuários em Timbués/Santa Fé, e puxa complexo soja na CBOT

Publicado em 19/03/2020 11:11 e atualizado em 19/03/2020 14:47
Marcos Araújo - Analista da Agrinvest
Preços do farelo chegaram a subir mais de 4% em Chicago nesta 5ª feira diante de uma possibilidade da demanda pelo produto argentino migrar para o mercado norte-americano. No Brasil, preços seguem muito sustentados.

Podcast

Mercado da Soja - Entrevista com Marcos Araújo - Analista da Agrinvest

Download
 

LOGO nalogo

O mercado do farelo de soja sobe de forma bastante expressiva nesta quinta-feira (19) na Bolsa de Chicago e puxa todo o complexo soja, sendo o principal combustível para as altas de dois dígitos registradas neste pregão. O avanço do farelo se dá com o fechamento de cinco terminais portuários na Argentina, na cidade de Timbués,  até o dia 2 de abril como parte de medidas preventivas em relação à pandemia de coronavírus. 

Como explica o analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest Commodities, o município fica ao sul da província de Santa Fé e possui terminais de importantes tradings como LDC, ACA, RENOVA, AGD e COFCO. 

Ainda segundo Araújo, houve certos rumores de que tais medidas poderiam ser implementadas também no Brasil, porém, autoridades portuárias de Santos e Paranaguá já emitiram comunicados informando que por aqui os portos seguem funcionando normalmente. 

"Se vê uma disseminação desse vírus, o isolamento social, e sabemos que, baseado em estudos, que o pior está por vir nas próximas três semanas a um mês, não é de se descartar, como um todo, ao menos uma limitação desse nosso ritmo de embarques. É por isso que se vê Chicago agora com toda essa demanda. Até agora o mercado não nos diz isso, vimos nossos portos trabalhando normalmente, tomara que continue assim, como também os abates de bovinos, aves e suínos". 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Será que esse fechamento nao é para disfarçar a greve dos produtores de soja por causa das retenciones?

    1
  • FREITAS CURITIBA - PR

    Questão de tempo? "Se vê uma disseminação desse vírus, o isolamento social, e sabemos que, baseado em estudos, que o pior está por vir nas próximas três semanas a um mês, não é de se descartar, como um todo, ao menos uma limitação desse nosso ritmo de embarques."

    4
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Freitas voce está correto, os médicos estimam o pico da doença dentro de 10 a 14 dias, estão se preparando, mas temendo o pior, que seria o Brasil não ter condições de atender todos os pacientes como está acontecendo na Itália.

      0
    • FREITAS CURITIBA - PR

      https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/19/coronavirus-o-que-diz-o-modelo-matematico-que-levou-o-reino-unido-a-mudar-radicalmente-combate-a-covid-19.ghtml

      1
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Não sei se essa reportagem do globo é verdadeira, mas tenho essa aqui que é...https://brasilsemmedo.com/a-vitoria-de-taiwan-contra-o-virus-chines/

      0