Argentina fecha terminais portuários em Timbués/Santa Fé, e puxa complexo soja na CBOT

O mercado do farelo de soja sobe de forma bastante expressiva nesta quinta-feira (19) na Bolsa de Chicago e puxa todo o complexo soja, sendo o principal combustível para as altas de dois dígitos registradas neste pregão. O avanço do farelo se dá com o fechamento de cinco terminais portuários na Argentina, na cidade de Timbués, até o dia 2 de abril como parte de medidas preventivas em relação à pandemia de coronavírus.
Como explica o analista de mercado Marcos Araújo, da Agrinvest Commodities, o município fica ao sul da província de Santa Fé e possui terminais de importantes tradings como LDC, ACA, RENOVA, AGD e COFCO.
Ainda segundo Araújo, houve certos rumores de que tais medidas poderiam ser implementadas também no Brasil, porém, autoridades portuárias de Santos e Paranaguá já emitiram comunicados informando que por aqui os portos seguem funcionando normalmente.
"Se vê uma disseminação desse vírus, o isolamento social, e sabemos que, baseado em estudos, que o pior está por vir nas próximas três semanas a um mês, não é de se descartar, como um todo, ao menos uma limitação desse nosso ritmo de embarques. É por isso que se vê Chicago agora com toda essa demanda. Até agora o mercado não nos diz isso, vimos nossos portos trabalhando normalmente, tomara que continue assim, como também os abates de bovinos, aves e suínos".
2 comentários
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP
Será que esse fechamento nao é para disfarçar a greve dos produtores de soja por causa das retenciones?
FREITAS CURITIBA - PR
Questão de tempo? "Se vê uma disseminação desse vírus, o isolamento social, e sabemos que, baseado em estudos, que o pior está por vir nas próximas três semanas a um mês, não é de se descartar, como um todo, ao menos uma limitação desse nosso ritmo de embarques."
Freitas voce está correto, os médicos estimam o pico da doença dentro de 10 a 14 dias, estão se preparando, mas temendo o pior, que seria o Brasil não ter condições de atender todos os pacientes como está acontecendo na Itália.
https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/19/coronavirus-o-que-diz-o-modelo-matematico-que-levou-o-reino-unido-a-mudar-radicalmente-combate-a-covid-19.ghtml
Não sei se essa reportagem do globo é verdadeira, mas tenho essa aqui que é...https://brasilsemmedo.com/a-vitoria-de-taiwan-contra-o-virus-chines/