Produtividade de soja em Sinop-MT um pouco abaixo do esperado, mas dentro da normalidade

Publicado em 20/03/2020 13:58 e atualizado em 23/03/2020 10:23
424 exibições
Segundo presidente do Sindicato Rural, mais de 80% da produção já havia sido comercializada antes do "efeito coronavírus", e agora, produtor tem pouco produto nas mãos para aproveitar a alta do dólar
Leonildo Bares - Diretor do Sindicato Rural de Sinop/MT

Podcast

Entrevista com Leonildo Bares - Diretor do Sindicato Rural de Sinop/MT sobre as Realidades da Safra - SOJA

Download

LOGO nalogo

Segundo o diretor do Sindicato Rural de Sinop, no Mato Grosso, o a produtividade desta safra de soja ficou um pouco abaixo do esperado, em torno de 60 sacas por hectare. Segundo ele, "nada catastrófico", já que a estimativa inicial era de 62 sacas por hectare. 

Segundo ele, ainda que tenha havido uma redução na produtividade, a região está com boas proporções, diferente das perdas sofridas nas áreas oeste e sul do Estado, pela estiagem, ou do "nortão", pelo excesso de chuvas. 

O trabalho de colheita da soja já foi praticamente finalizado em Sinop, e de acordo com Bares, em torno de 80% da produção já foi comercializada com valores na faixa média de R$ 67 por saca. 

"Esse preço foi antes dessa alta do dólar, desse efeito do coronavírus, mas agora, o produtor está com pouca mercadoria para conseguir vender", disse.

Em relação à safrinha de milho, ele explica que os produtores plantaram bem, a maioria dentro da janela adequada, mas houve certa perda por ataque de percevejos, e foi necessário fazer o replanrio.

De acordo com Bares, ainda que seja cedo para estimar produtividade, do que foi plantado, 35% a 40% já está pendoando, e esta parcela deve estar dentro da média do Mato Grosso de 95 a 105 sacas por hectare, mas as demais áreas ainda dependerão do andamento do clima para haver uma definição.

 

Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

0 comentário