Produtividade de soja em Sinop-MT um pouco abaixo do esperado, mas dentro da normalidade

Publicado em 20/03/2020 13:58 e atualizado em 23/03/2020 10:23
Leonildo Bares - Diretor do Sindicato Rural de Sinop/MT
Segundo presidente do Sindicato Rural, mais de 80% da produção já havia sido comercializada antes do "efeito coronavírus", e agora, produtor tem pouco produto nas mãos para aproveitar a alta do dólar

Podcast

Entrevista com Leonildo Bares - Diretor do Sindicato Rural de Sinop/MT sobre as Realidades da Safra - SOJA

Download

LOGO nalogo

Segundo o diretor do Sindicato Rural de Sinop, no Mato Grosso, o a produtividade desta safra de soja ficou um pouco abaixo do esperado, em torno de 60 sacas por hectare. Segundo ele, "nada catastrófico", já que a estimativa inicial era de 62 sacas por hectare. 

Segundo ele, ainda que tenha havido uma redução na produtividade, a região está com boas proporções, diferente das perdas sofridas nas áreas oeste e sul do Estado, pela estiagem, ou do "nortão", pelo excesso de chuvas. 

O trabalho de colheita da soja já foi praticamente finalizado em Sinop, e de acordo com Bares, em torno de 80% da produção já foi comercializada com valores na faixa média de R$ 67 por saca. 

"Esse preço foi antes dessa alta do dólar, desse efeito do coronavírus, mas agora, o produtor está com pouca mercadoria para conseguir vender", disse.

Em relação à safrinha de milho, ele explica que os produtores plantaram bem, a maioria dentro da janela adequada, mas houve certa perda por ataque de percevejos, e foi necessário fazer o replanrio.

De acordo com Bares, ainda que seja cedo para estimar produtividade, do que foi plantado, 35% a 40% já está pendoando, e esta parcela deve estar dentro da média do Mato Grosso de 95 a 105 sacas por hectare, mas as demais áreas ainda dependerão do andamento do clima para haver uma definição.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Letícia Guimarães
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário