Consumo x Coronavírus: Impacto negativo sobre alimentos deve ser pontual e aumento da demanda deverá ser necessário, diz Cachia

Publicado em 02/04/2020 13:13 e atualizado em 02/04/2020 16:11
Steve Cachia - Consultor da Cerealpar e da AgroCulte
Países têm trabalhado na construção de estoques estratégicos para garantir segurança alimentar, inclusive, caso as questões da pandemia se agravem ainda mais, com produtos podendo ficar limitados.

Podcast

Mercado da soja - Entrevista com Steve Cachia - Consultor da Cerealpar e da AgroCulte

Download
 

LOGO nalogo

Direto de Valletta, capital de Malta, o consultor de mercado da Cerealpar e da AgroCulte, Steve Cachia, deu entrevista ao Notícias Agrícolas e destacou que embora enquanto commodities, os preços dos alimentos sofrem a pressão trazida pelos desdobramentos do coronavírus, o impacto negativo deve ser pontual. 

"Em muitos países, o consumo de alimentos - com bares, hoteis, restaurantes fechados  - caiu 90%. Mas, por outro lado, vimos que as pessoas, em quarentena, estava comprando mais. E também tinha aquela parcela da população que, com medo de falta, começou a estocar. E temos visto um outro movimento que, os países mesmo não admitem, que é a formação de estoque de matéria-prima, então isso trouxe certo alento ao mercado", diz. 

Por outro lado, a preocupação de que a doença intensifique sua crise nas Américas a partir de agora, principalmente nos EUA, acabam limitando essa possibilidade de recuperação. "Dessa vez tivemos uma crise que atingiu tudo e todos, do grande empresário até o vendedor de rua", explica Cachia. 

Mais do que isso, o consultor explica ainda que o mercado precisa ver a economia global se recuperar em "V" e não em "U", como diz o jargão do mercado, ou seja, com rapidez, vigor e consistência, de forma que o consumo não fique ainda mais comprometido. 

BRASIL

Para Steve Cachia, o Brasil deverá continuar a desempenhar um papel importante e determinante no abastecimento mundial de alimentos e sendo beneficiado pelo atual momento. 

"O Brasil, do jeito que estão produção, produtividade, custos de produção e até os preços como estão em reais diante da taxa de câmbio, é sim favorecido, sendo um player importante, ainda mais se outros países tiverem uma reação de medo exagerado e limitar as exportações de alguns produtos", diz.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes| Instagram@jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário