HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Colheita da soja chega ao fim no RS e estiagem impactou severamente na produtividade

Publicado em 29/04/2020 15:30
Alencar Rugeri - Diretor Técnico Emater - RS
Emater está finalizando levantamento de perdas, mas já estima queda de produtividade maior do que os 32% esperados em março. Produtores seguem esperando novas precipitações para pastagens de gado leiteiro e implantação da safra de inverno

Podcast

Colheita da soja chega ao fim no RS e estiagem impactou severamente na produtividade

Download

LOGO nalogo

A colheita da safra de soja 2019/20 já está praticamente encerrada em Rio Grande do Sul e os resultados deste ciclo vão ser bastante negativos para os produtores do estado. A estiagem, que já dura desde o final de dezembro, prejudicou o desenvolvimento das lavouras e os rendimentos de colheita.

Segundo o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, o levantamento da entidade realizado em fevereiro apontava perda de produtividade na ordem de 16%, nos números de março subiu para 32% já que 70% das lavouras estavam em enchimento de grãos e precisavam mais de água. Agora, a entidade finaliza seus números para a safra, mas já espera índices maiores do que os do mês passado.

A região de Santa Maria, por exemplo, representa 20% do total cultivado no Rio Grande do Sul e deve ter perdas de 50% na produção, representando a dureza deste ano para os agricultores gaúchos.

Rugeri conta que, até o momento, a Emater já realizou mais de 10 mil perícias para acionamento do ProAgro e que destaca que o planejamento e medidas de precaução são cada vez mais importantes, já que safras com estiagem são recorrentes de tempos em tempos.

Confira a entrevista completa com o diretor técnico da Emater/RS no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário