Novo software auxilia produtores do Paraná no manejo integrado de pragas e doenças

Publicado em 26/05/2020 11:38
Edivan Possamai e Gabriel Costa Silva - Coord. Est. do Projeto Grãos e Professor na UTFPR
Parceria entre a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e o IDR PR visa trazer mais ferramentas aos produtores para melhorar as ações de aplicações de defensivos tornando as ações mais assertivas e diminuindo custos

Podcast

Novo software auxilia produtores do Paraná no manejo integrado de pragas e doenças

Download

LOGO nalogo

Os trabalhos da Emater do Paraná com manejo integrado de pragas e doenças já acontecem há várias safras e ajudaram os produtores do estado com a redução de 50% na aplicações de inseticidas e 35% na de fungicidas para as lavouras de soja, conforme relata o coordenador estadual do projeto de grãos do IDR-Paraná, Edivan Possamai.

A partir da última safra 2019/20, os produtores paranaenses ganharam o auxilio de uma aplicativo desenvolvido em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná que facilita e dá mais agilidade na coleta de dados em campo por produtores e técnicos.

O professor Gabriel Costa Silva, que desenvolveu o software, desta que as coletas semanais de dados realizadas pelos produtores agora são tabuladas no aplicativo, que também apresenta dados históricos e possíveis tendências de pragas.

O sistema foi utilizado em mais de 270 unidades nesta última safra como maneira de teste, o que deve-se repetir no próximo ciclo 2020/21. A expectativa, segunda Silva, é de ampliar as funcionalidades do sistema para transformar em uma ferramenta de auxílio na tomada de decisão, alertas e expansão para outras culturas.

Confira a entrevista completa com o coordenador estadual do projeto de grãos do IDR-Paraná e com o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário