Fazenda Vila Morena do RS fica com o prêmio de maior produtividade de soja irrigada com 111,93 sacas por hectare no Cesb 2020

Publicado em 14/07/2020 12:40 e atualizado em 15/07/2020 11:04
Carlos Eduardo Dauve e Felipe Baron - Gerente da Fazenda Vila Morena e Consultor da Fazenda Vila Morena
Uso de tecnologia e gestão das informações foram determinantes para o prêmio nessa categoria

Podcast

Entrevista com Carlos Eduardo Dauve e Felipe Baron sobre o Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja

Download


Conhecimento aliado à tecnologia: essa foi a base dos vencedores do 12º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, realizado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). Este ano, mais uma vez, as soluções da Bayer foram decisivas para o manejo dos vencedores, reforçando a contribuição do portfólio da empresa para apoiar os produtores nos desafios da agricultura, safra a safra. A premiação, que ocorreu nesta terça-feira, 14, reconheceu os cases de sucesso dos sojicultores que conseguiram ampliar sua produtividade de forma sustentável.

Este foi o direcionamento da Fazenda Vila Morena, de Boa Vista das Missões (RS), que, hoje, tem 450 hectares destinados à produção de soja. Mesmo diante de um cenário de incertezas, principalmente pelo clima adverso, no Rio Grande do Sul, o produtor Eliseu Jose Schaedler, vencedor nacional do desafio na safra 19/20, na categoria Irrigado, atingiu uma produtividade de até 111,93 sacas por hectare.

“É importante ressaltar que este resultado é fruto de um sistema de produção que estamos construindo na nossa propriedade desde 2007, sempre investindo em tecnologia. Não conseguimos este salto no patamar de um ano para o outro. Além da área do prêmio, a produtividade média do talhão, que tem 55 hectares, segue mais de 100 sacas”, explica Eliseu.

A agricultura digital também fez a diferença

Um outro grande diferencial do case da Fazenda Vila Morena foram os dados de campo e os relatórios gerados pela plataforma Climate FieldView, associados a consultoria fornecida pela ConnectFarm. O diagnóstico contribuiu para tomada de decisão nas operações da propriedade, que, por meio do IGA (Índice de Gestão Ambiental), identificou estratégias para correções, fertilização, plantio, escolha de cultivar, população de plantas e manejos fitossanitários na área.

“Por meio das análises de solo, conseguirmos identificar as correções de manejo, de acordo com a necessidade específica de cada área da propriedade. Um exemplo deste ano é que, no momento de plantar, pela estiagem que tivemos no Rio Grande do Sul,  a área estava muito seca. Por isso, pela primeira vez, nós irrigamos antes de plantar a soja para que o solo tivesse uma umidade boa e não perdêssemos a melhor época de plantio e a qualidade de semeadura”, completa Eliseu.  

O diferencial no portfólio

Além das melhores práticas agrícolas e uma boa gestão do seu negócio, o produtor Eliseu Jose Schaedler também contou com o portfólio da Bayer para proteger sua lavoura e ajudar a impulsionar seu potencial de rentabilidade. Entre os destaques, estão os fungicidas Fox® Xpro e Sphere® Max e as sementes com tecnologia INTACTA RR2 PRO®.

Segundo Diretor de Marketing de Portfólio de Proteção de Cultivos da Bayer, Mauro Alberton, o investimento em inovação, transformação digital e sustentabilidade é importante para fazer frente aos desafios que o agronegócio enfrenta hoje.

“Na Bayer, a Pesquisa & Desenvolvimento está diretamente ligada às necessidades desta agricultura brasileira, heterogênea. Isso significa que nossa pesquisa é pensada para disponibilizar a inovação e torná-la aplicável aos agricultores - para que consigam produzir mais na mesma área, com qualidade e de maneira sustentável. Um exemplo disso, são os resultados que tivemos com o Fox® Xpro em soja. Nas duas últimas safras, verificamos uma média de 3 sacas a mais por hectare de produtividade no comparativo com o manejo padrão do agricultor. Ou seja, um ganho significativo para o produtor rural”, comenta Mauro.

Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja 2020

Para conhecer um pouco mais sobre os casos que ganharam o 12º Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, a Bayer realizará um painel online, no canal do YouTube Agro Bayer,  no dia 16 de julho, às 18h30, para debater os principais desafios para o desenvolvimento da sojicultura no Brasil e as boas práticas agrícolas que devem ser seguidas neste cultivo.

A conversa, mediada por Mauro Alberton, contará com a presença do professor Antônio Luis Santi, da Universidade Federal de Santa Maria, do pesquisador Ricardo Balardin, do Instituto Phytus, e com os vencedores Eliseu Schaedler e Fabio Eckert.

A premiação é realizada, anualmente, e tem por objetivo revelar os números recordes de alguns dos melhores sojicultores e consultores do Brasil. Nesta 12ª edição, o comitê recebeu 5.204 inscrições, número 18,3% maior do que o realizado no ano passado, quando participaram 4.400 sojicultores.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Vilson Ambrozi Chapadinha - MA

    Me poupem , dizer que não fez nada além do manejo adequado, de agricultura de precisão? Precisão de 500 kg de N ,equivalente a 1 Ton de uréia por ha. Nada que 20 Ton de esterco não contribua.

    1