Oeste da Bahia vai poder plantar a safra de soja 2020/21 uma semana mais cedo

Os produtores do Oeste da Bahia vão poder iniciar a semeadura da soja uma semana mais cedo na próxima safra 2020/21. O início dos trabalhos, que costuma ser em 8 de outubro, foi antecipado para o dia 1 de outubro atendendo uma reivindicação dos produtores irrigados, principalmente os que cultivam o algodão após a soja.
Segundo o coordenador do programa fitossanitário da AIBA, Armando Sá, a mudança foi implementada em caráter experimental e existe sob uma série de condicionantes, onde o produtor interessado deverá se inscrever junto aos órgãos regionais e seguir uma série de protocolos.
Até o momento, 7 mil hectares já estão inscritos para iniciar a semeadura mais cedo e a expectativa é de chegar em até 80 mil.
Sá destaca ainda que, uma equipe de mais de 20 técnicos estará em campo para monitorar esta safra e verificar o avanço de pragas e doenças, especialmente a Ferrugem Asiática, que chegou à região em fevereiro na safra 2019/20 e em janeiro no ciclo 2018/19.
Ao final da safra haverá uma reunião com todos os órgãos e associações da região para analisar os dados desta safra e determinar se a alteração na data de início da semeadura da soja ficará em definitivo para os demais anos ou se retomar para o dia anterior.
Confira a íntegra da entrevista com o coordenador do programa fitossanitário da AIBA no vídeo.
1 comentário
Soja fecha em baixa na Bolsa de Chicago, enquanto dólar volta a subir frente ao real
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Eduardo Jorge Vieira Leite de Lima Recife
Tenho fazenda na cidade da Barra, Bahia, e gostaria de acompanhar todos esses estudos pois pretendo plantar milho ou soja na fazenda que fica na margem de Rio São Fransisco.