Arrendamento justo é aquele que divide a produtividade em partes iguais, diz Paulo Nicola

Publicado em 24/07/2020 17:22 e atualizado em 27/07/2020 11:50
Paulo Roberto Nicola - Empresário e Produtor Rural na Região de Santiago/RS
Entrevista com Paulo Roberto Nicola sobre Gestão Financeira nas propriedades rurais

Podcast

Entrevista com Paulo Roberto Nicola - Empresário e Produtor Rural na Região de Santiago/RS sobre Gestão Financeira

Download

LOGO nalogo

Sempre levando em consideração a produtividade média da região, "o arrendamento deveria ser proporcional à fertilidade do solo", aponta Paulo Nicola, autor de dois livros sobre gestão financeira dentro das propriedades. Este é o foco de sua nova entrevista ao Notícias Agrícolas, dentro de uma série semanal onde procura orientar aos produtores a evitarem perdas consideráveis que afetam a sua lucratividade, e, com isso, incorrendo em crise financeira que pode levá-lo à inadimplência. 

Paulo Nicola aponta uma séria preocupação com o aumento das falencias nas áreas agrícolas do País "essencialmente porque os produtores estão desatentos no que afeta o lucro bruto nas propriedades, principalmente em épocas de altas lucratividades, como ocorre atualmente". "Mas - acrescenta- épocas de vacas gordas costumam seguir por épocas de vacas magras".

Dentro das "pedras" -- que se transformam em verdadeiros obstáculos à lucratividade e à solvencia --, está o arrendamento, que, estranhamente, aumentam de valor como consequencia do aumento dos preços da principal commoditie negociada no Brasil, que é a soja. "Ora, o preço sobe para os dois, o arrendatário e ao proprietário da terra". 

Por isso, Paulo Nicola aconselha um bom entendimento e um bom contrato com o proprietário, para evitar perdas e dissabores na parceria. "Essa é uma forma que come o lucro do produtor", diz Paulo Nicola, exemplificando seu aconselhamento mostrando a sua própria planilha de custos. (abaixo)

"-- Aliás, a principal mensagem é a anotação de seus dados", diz ele, que, além de produtor e empresáro, é professor de física e matemática.

LIVRO GRATUITO

Nesta entrevista, Paulo disponibiliza, em seu site, os dois livros gratuitamente, que podem ser baixados via PDF.

Para tanto, basta entrar no endereço www.economiarural.com.br

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • harry takahide daijó Foz do Iguaçu - PR

    Estou acompanhando atentamente todas as "aulas" do sr. Paulo Nicola e devo admitir que elas têm, segundo o meu olhar, cumprido muito bem o seu papel. Fica claro que o sr. Paulo não quer afirmar "taxativamente" o que é certo e o que é errado. Por outro lado, ele faz muitas colocações que são provocantes e oportunas a todos os produtos rurais brasileiros. Para concordar ou discordar das inquietações que ele traz à tona é preciso conhecer e pensar atentamente o nosso próprio negócio. O meu aplauso também ao João Batista, que, com a sua experiência incontestável, enobrece ainda mais o debate. O Notícias Agrícolas está de parabéns pela iniciativa: de promover muita clara e abertamente esse debate tão importante.

    4
    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      Caro HARRY, com suas considerações, por um lado me sinto recompensado e por outro, inquieto pois aumenta em muito nossa responsabilidade. Como diz nosso mestre da comunicação, vamos em frente e viva o Brasil. Obrigado

      1
  • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

    Sr PAULO NICOLA, permita-me discordar de alguns pontos da sua entrevista:

    Sobre o VALOR DO ARRENDAMENTO, pelos riscos absurdamente mais altos, o arrendatário deve ter, NATURALMENTE, resultados financeiros mais elevados, ou, pelo menos a expectativa de retorno deverá ser maior. Se a "margem" for equalizada, como o Sr propõe, nos anos de frustração como ficará essa equalização, se o contrato for em valores fixos (sacas de soja/hectare)..? Aí é"fumo" na certa para o arrendatário...!

    Por outro lado, com a boa exploração da terra, naturalmente o PROPRIETÁRIO terá o benefício do ganho, ainda que não embolso direto, "ganho caixa", da valorização do seu patrimônio (TERRA).

    Outro ponto discordante, fixar o arrendamento pela "PRODUTIVIDADE" do solo é muito vago, pois um mesmo solo poderá ter diferentes produtividades se explorado por diferentes AGRICULTORES (decorrente de níveis diversos de eficiência na exploração do mesmo solo)...

    Os seus exemplos e simulações podem ser válidas para sua região, ainda que não extrapolados integralmente para todos próximos ao senhor, que dirá para todo o "CONTINENTE BRASIL"!

    1
    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      Prezado Cácio, ao abordarmos o assunto administração financeira rural não podemos pensar em fronteiras. Nosso foco é analisar toda e qualquer despesa que venha a diminuir o Lucro Bruto do produtor, e acredite, serve para qualquer cultura agrícola em qualquer ponta do pais e sendo o arrendamento o maior custo que um produtor possa ter em sua atividade, se faz necessário uma referência e nada mais justo, sob a ótica financeira, do que comparar sua renda média ao longo dos anos ao valor pago ao proprietário da terra.

      1
    • Cácio Ribeiro de Paula Bela Vista de Goiás - GO

      Sr Paulo, os conceitos são os mesmos, não têm fronteiras (usando sua expressão), porém os números que o senhor usa não podem ser os mesmos, seja no RS, em GO ou em TO. Reforço o que afirmei, o ARRENDATÁRIO, pelo risco que assume, não pode, NUNCA, ter expectativa de rentabilidade igual a do PROPRIETÁRIO da terra.

      Saudações!

      3
    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      OK Sr. Cácio, respeito sua opinião... estamos aqui justamente para isso, colocarmos nossos conceitos. Valeu.

      0
    • Rafael Antonio Tauffer Passo Fundo - RS

      Pode ter certeza que a grande maioria dos arrendatários estão ganhando menos que o proprietário da terra.

      1
  • Valdecir Rodrigues de Oliveira Mogi das Cruzes - SP

    Há uns 2 anos, quando ainda residia parte do tempo em Londrina PR, procurando entender melhor a dinâmica das pequenas, médias e grandes propriedades produtoras de grãos, nos diferentes modelos de ocupação do solo, rotação de culturas e atividades praticadas, com a finalidade de customizar e desenvolver minha plataforma de gestão integrada voltada a este nicho de mercado, fiz uma simulação de resultado econômico - financeiro com base nos valores de arrendamento praticados à época na região de 20 a 25 scs / ha.

    Com base nos valores de mercado de "pedra" e futuros para venda, produtividades médias da região e "pacotes fechados de Barter" praticados, no melhor dos cenários o arrendatário ficaria no "zero a zero" e no pior teria um prejuízo significativo, do qual precisaria de muitos anos bons à frente para se recuperar,caso atuasse apenas no elo "produção" da cadeia.

    No ano seguinte veio uma das maiores secas acompanhada das mais altas temperaturas médias e máximas registradas durante a safra nos últimos 20 anos: fenômeno natural, normal e esperado em algum momento por quem vive neste mundo, diga-se de passagem.

    Arrendamento é baseado em produtividade da terra, "oferta e demanda", e, em algumas circunstâncias muito especiais, da localização da área em relação ao polo local de armazenagem e escoamento da safra.

    Se há demanda, mesmo nesse valor de arrendamento, há a quem interesse e seja viável arrendar: Quem seriam estes arrendatários?

    1
    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      Prezado Valdecir, sua experiencia completa a minha, vejamos suas colocações. ... "no melhor dos cenários o arrendatário ficaria no "zero a zero" e no pior teria um prejuízo significativo, do qual precisaria de muitos anos bons à frente para se recuperar", ... e sua pergunta, ... "Se há demanda, mesmo nesse valor de arrendamento, há a quem interesse e seja viável arrendar: Quem seriam estes arrendatários?" .... Coincidentemente está acima, nesse site, a seguinte reportagem: "Produtores rurais do Brasil carregam dívida de R$ 700 bilhões e temem a execução das garantias". Esse é meu objetivo junto ao Notícias Agrícolas, evitar que os produtores que não tenham uma referência para balizar seus custos venham a ter suas garantias penhoradas.

      0
    • Matteus Sanches Santa Cruz do Rio Pardo - SP

      Prezado Sr Paulo Roberto, Bom Dia! Aqui na região da divisa de SP/PR o arrendamento gira em torno de 20 sacas de soja/hectare, nas áreas de altas produtividades. Acredito que está caro também, mas penso que isso se deve à possibilidade de se explorar a área o ano todo com o milho safrinha ou também sorgo, que atualmente estão em preços bem atrativos. Acredito que, infelizmente, produtores menos capitalizados, em um cenário de menor subsídio governamental, acabem por abandonar a atividade ou ir à falência, pois a oscilação climática tem sido bem acentuada nos últimos anos, tirando muito dinheiro de caixa dos produtores. Mas assim é o mercado, e a agricultura é cada vez mais jogo de tubarão.

      0
    • Matteus Sanches Santa Cruz do Rio Pardo - SP

      Outra coisa que sempre comento aqui no Notícias Agrícolas é a concorrência desleal que temos aqui em SP com as Usinas de cana-de-açúcar, devido à esdrúxula reserva de mercado que possuem na gasolina e aos subsídios absurdos que receberam ao longo do tempo. Isso só causa distorções econômicas tanto regional quanto nacionalmente. Inflacionando, também, o preço do arrendamento.

      0
    • Valdecir Rodrigues de Oliveira Mogi das Cruzes - SP

      Sr. Paulo, grato pela resposta... Assisti à excelente entrevista do JB Olivi citada acima pelo sr: Realmente urgente e preocupante!

      Sabiamente, a mensagem de vocês que se apresenta como alternativa à esta cultura "predatória" nas relações comerciais dentro de nosso setor, e, em relação a ele, se resume a três pilares - "Bom senso", "Boa vontade" e "Coragem", matérias-primas que andam meio em falta neste "novo - velho normal (anormal)".

      Parabéns ao Sr. e ao Sr. JB Olivi por atenderem - com esta série especial - uma demanda reprimida dos que vivem da agricultura, e, para a agricultura, na mídia: Coragem, honestidade moral e intelectual, clareza e disposição ao debate.

      Obrigado, também, pelo excelente material disponibilizado.

      0
    • Paulo Roberto Nicola Santiago - RS

      Presado Valdecir, agradecemos sua valiosa cooperação e incentivo pois realmente é importante esses debates pois trazem à tona uma realidade não muito questionada...

      0
  • André Boss Chaves Capão do Cipó - RS

    Concordo com o Sr. Paulo Nicola. Tudo se inicia la atrás, em sua primeira entrevista, em que nós, produtores, priorizamos a produtividade, nao se importando com os custos. Sabias reflexões.

    1
  • Gelson Miguel Gehlen da Luz

    Concordo plenamente com a visão do sr Paulo Nicola. Minha ideia é que os contratos de arrendamento deveriam ser regulamentados juridicamente... o produtor que não leva à serio a gestão do seu negócio acaba prejudicando quem leva as despesas na ponta do lápis.

    2