Abrass descarta falta de sementes de soja para esta safra e ressalta importância do plantio apenas em boas condições
Podcast
Abrass descarta falta de sementes de soja para esta safra e ressalta importância do plantio apenas em boas condições
Download
O plantio da safra de soja 2020/21 está prestes a começar em diversas regiões produtoras do Brasil e 99% dos produtores já estão com todas as sementes necessárias para o plantio adquiridas.
Segundo o vice-presidente da Abrass, Gladir Tomazelli, neste momento de falta de chuvas é necessário que os produtores se atentem para a armazenagem correta das sementes e aguardem condições favoráveis para iniciar os trabalhos de plantio.
A liderança explica que o tempo seco e temperaturas elevadas podem diminuir o potencial produtivo de sementes entregues há muito tempo e mal armazenadas. Além disso, problemas no plantio e na germinação das plantas podem tirar até 15 sacas por hectare da produtividade final das lavouras.
Apesar do temor de alguns produtores sobre a possibilidade de falta de sementes no mercado em caso de necessidade de replantio, Tomazelli garante que o mercado está abastecido com mais oferta do que demanda e não há esse risco, a menos que haja uma crise hídrica muito violenta e fora dos padrões.
“Em algumas regiões poderá ocorrer a falta de algumas cultivares mais desejadas e que, regionalmente, tem um melhor resultado e diante disso, tenha-se que plantar aquilo que se encontrar. Mas hoje em dia a possibilidade de produzir mal por causa de uma variedade é muito difícil, as variedades no mercado são muito produtivas e tem uma performance muito alta”, diz.
Por fim, Tomazelli destaca que a relação de troca nesta safra 20/21 foi muito favorável aos produtores de soja que compraram sementes baratas e conseguem altos preços na venda dos grãos. Por outro lado, as contas do produtor de sementes estão mais apertadas com a cobrança de royalties e o aumento no custo das matérias primas.
Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da Abrass no vídeo.
Leia Mais:
0 comentário
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto