Abrass descarta falta de sementes de soja para esta safra e ressalta importância do plantio apenas em boas condições

Publicado em 15/09/2020 11:19 e atualizado em 15/09/2020 12:27
Gladir Tomazelli - Vice-Presidente da Abrass
Associação estima que 99% dos produtores já estão com as sementes necessárias para o plantio da safra e não se preocupa com falta de sementes em caso de replantio pela falta de chuvas. Período de estiagem demanda maior atenção na armazenagem das sementes e na semeadura para garantir potencial produtivo

Podcast

Abrass descarta falta de sementes de soja para esta safra e ressalta importância do plantio apenas em boas condições

Download

LOGO nalogo

O plantio da safra de soja 2020/21 está prestes a começar em diversas regiões produtoras do Brasil e 99% dos produtores já estão com todas as sementes necessárias para o plantio adquiridas.

Segundo o vice-presidente da Abrass, Gladir Tomazelli, neste momento de falta de chuvas é necessário que os produtores se atentem para a armazenagem correta das sementes e aguardem condições favoráveis para iniciar os trabalhos de plantio.

A liderança explica que o tempo seco e temperaturas elevadas podem diminuir o potencial produtivo de sementes entregues há muito tempo e mal armazenadas. Além disso, problemas no plantio e na germinação das plantas podem tirar até 15 sacas por hectare da produtividade final das lavouras.

Apesar do temor de alguns produtores sobre a possibilidade de falta de sementes no mercado em caso de necessidade de replantio, Tomazelli garante que o mercado está abastecido com mais oferta do que demanda e não há esse risco, a menos que haja uma crise hídrica muito violenta e fora dos padrões.

“Em algumas regiões poderá ocorrer a falta de algumas cultivares mais desejadas e que, regionalmente, tem um melhor resultado e diante disso, tenha-se que plantar aquilo que se encontrar. Mas hoje em dia a possibilidade de produzir mal por causa de uma variedade é muito difícil, as variedades no mercado são muito produtivas e tem uma performance muito alta”, diz.

Por fim, Tomazelli destaca que a relação de troca nesta safra 20/21 foi muito favorável aos produtores de soja que compraram sementes baratas e conseguem altos preços na venda dos grãos. Por outro lado, as contas do produtor de sementes estão mais apertadas com a cobrança de royalties e o aumento no custo das matérias primas.

Confira a íntegra da entrevista com o vice-presidente da Abrass no vídeo.

Leia Mais:

+ Vazio sanitário acabou, mas MT ainda não tem condições de plantio e situação preocupa para produtores de algodão

+ Vazio sanitário no MS se encerra amanhã, mas somente 5% dos produtores devem conseguir iniciar o plantio da soja em setembro

+ Cuidado com a semeadura da soja deve ser redobrado porque pode faltar semente para replantio, alerta Aprosoja PR

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário