Plantio da safra de soja 20/21 já começou no Mato Grosso para produtores irrigados em Sorriso
Podcast
Entrevista com Tiago Stefanello Nogueira sobre o Plantio da Soja 2020/21 em áreas de pivô no MT
Download
O plantio da safra de soja 2020/21 já começou no estado do Mato Grosso. Alguns produtores com lavouras irrigadas e com pivô central na região de Sorriso iniciaram a semeadura com o final do vazio sanitário do estado na última terça-feira (15).
Segundo o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sorriso/MT, Tiago Stefanello Nogueira, o município irá plantar 620 mil hectares de soja ao todo nesta safra, sendo 5% em áreas irrigadas já com condições de trabalhos. Mesmo assim, até o momento, somente 1% destes irrigados iniciaram a semeadura.
Para os outros 95% que cultivam a soja no sequeiro, o plantio só deve ser possível após a confirmação das chuvas previstas entre os dias 20 e 25 de setembro. A liderança destaca que a semeadura só deve acontecer após um acumulado entre 30 e 50 mm, mas que essa data garantiria uma excelente janela para a segunda safra em 2021.
O que preocupa o Sindicato é o alto volume de vendas antecipadas tanto nesta safra de soja quanto para a segunda safra de milho do ano que vem. Até aqui, são 70% da produção da oleaginosa já comercializada e 60% da safra de milho já vendida.
Nogueira alerta para dois principais problemas desse movimento. O primeiro deles é a diminuição no potencial financeiro da safra, já que a maior parte dessas negociações aconteceu em patamares inferiores aos preços atuais. O segundo, e mais preocupante, seria o risco de se comprometer um volume tão alto, passar por alguma dificuldade climática na safra e enfrentar dificuldade na hora da entrega dos lotes.
Confira a entrevista completa com o presidente Sindicato dos Produtores Rurais de Sorriso/MT no vídeo.
0 comentário
Soja tem 6ª feira de movimentos tímidos em Chicago, mas passa a operar em queda
Soja retoma negócios em alta nesta 6ª em Chicago, após rally da véspera de Natal
Safra de soja do Rio Grande do Sul se desenvolve bem, aponta Emater
Retro 2025 - Soja/Cepea: Oferta global recorde derruba preços internos e externos em 2025
Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto