C.Vale alerta para falta de condições para plantar a soja e recomenda aproveitar este tempo para investir no solo
Podcast
C.Vale alerta para falta de condições para plantar a soja e recomenda aproveitar este tempo para investir no solo
Download
O vazio sanitário já acabou no Paraná e o produtor está ansioso para iniciar o plantio da safra de soja 2020/21. Apesar disso, as condições climáticas ainda não são favoráveis para os trabalhos e é preciso aguardar.
O gerente técnico da C.Vale, Carlos Konig, ressalta que o produtor precisa ficar tranquilo neste momento e aguardar chuvas entre 20 e 30 mm para ter o mínimo de água disponível para a germinação das sementes e manutenção de um potencial produtivo.
“Aquele produtor que quer arriscar neste momento, o histórico sinaliza que isso não é uma boa pratica. O potencial da cultura para a região Oeste do Paraná é ideal entre 25 de setembro e 15 de outubro e ainda permite uma janela muito boa de cultivo do milho safrinha entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro”, explica Konig.
O especialista alerta que cada ponto de vigor perdido na semeadura resulta em uma queda entre 27 e 37 quilos de potencial produtivo e pode levar à necessidade de replantio, o que aumentariam os custos, reduziriam as produtividades e pode até causar dificuldades para encontrar novas sementes de determinadas cultivares.
Sendo assim, a recomendação é que o produtor aproveite este tempo enquanto aguarda a chuva para realizar suas dessecações (em momentos de baixa temperatura) e correções de solo apostando na agricultura de precisão.
“Aqueles produtores que tem investido em fertilidade e questões de solo tem ganhado rentabilidade significativa. Dentro da média, temos falado em até 12% para aquele produtor que faz uma análise bem feita, que usa taxa variável como correção e como ferramenta para mitigar riscos”, conta Konig.
Confira a íntegra da entrevista com o gerente técnico da C.Vale no vídeo.
0 comentário
Soja sobe em Chicago com atenção à demanda da China e clima na AMS, mas preços sentem leve pressão no BR nesta 5ª feira
Safra 25/26: primeiro foco de ferrugem asiática em área comercial é confirmado em MS
Empresas da Índia cancelam importação de óleo de soja após alta no preço, dizem traders
Soja sobe levemente em Chicago nesta 5ª feira, esperando pelo USDA e monitorando notícias conhecidas
Soja fecha com quase 1% de baixa em Chicago nesta 4ª feira e deixa negócios no BR ainda mais limitados
Soja recua em Chicago nesta tarde de 4ª feira, acompanhando perdas de mais de 1% no óleo