HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Produtores do RS sofrem com a falta de chuvas para plantio da soja e desenvolvimento do milho; La Niña já liga sinal de alerta

Publicado em 23/10/2020 10:26 e atualizado em 23/10/2020 12:13 1954 exibições
Décio Teixeira - Presidente Aprosoja RS
Aprosoja destaca importância de realizar plantio dentro de boas condições para garantir expectativa de produzir 20 milhões de toneladas de soja. Produtores venderam parte das produções com bons preços e agora aguardam consolidação das lavouras antes de avançar na comercialização

Podcast

Produtores do RS sofrem com a falta de chuvas para plantio da soja e desenvolvimento do milho; La Niña já liga sinal de alerta

Download

LOGO nalogo

O produtor gaúcho segue sofrendo com questões climáticas para dar andamento às suas lavouras. A safra de verão 2019/20 já sofreu com estiagem ao longo do ciclo, a safra de inverno 2020 enfrentou geadas fortes e seca, que agora também já impacta a safra verão 2020/21.

Segundo o presidente da Aprosoja RS, Décio Teixeira, o plantio da soja está atrasado e as lavouras de milho já apresentam sinais de prejuízos após já terem dificuldades de plantio e ficarem restritas praticamente apenas às áreas irrigadas.

A liderança aponta que nos últimos dias houve registro de precipitações na região da fronteira e que a expectativa é para que essa chuva se espalhe para o centro do estado e para a região norte, melhorando as condições gerais do Rio Grande do Sul e mantendo a perspectiva de 20 milhões de toneladas de soja nesta safra.

Como a janela ideal de semeadura no estado vai até o final de novembro, essa idéia de boas safras ainda é possível caso a chuva se regularize. Porém, os produtores estão atentos a possibilidade de ocorrência do La Niña, que pode prejudicar o clima na região Sul ao longo deste ciclo.

No campo da comercialização, Décio relata que cerca de 35% desta safra já foi vendida com os produtores aproveitando preços entre R$ 82,00 e R$ 130,00 nos últimos dias, mas agora optam por segurar novas vendas aguardando qual será o desenvolvimento das culturas.

Confira a entrevista completa com o presidente da Aprosoja RS no vídeo.

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário