Falta de chuvas impede sequência do plantio e desenvolvimento da soja em Cândido Mota/SP
Podcast
Falta de chuvas impede sequência do plantio e desenvolvimento da soja em Cândido Mota/SP
Download
O plantio da safra de soja 2019/20 está bastante irregular na região de Cândido Mota em São Paulo, assim como estão os regimes de chuvas. Algumas áreas já chegam à 80% de semeadura, outras não passam dos 20% e, em algumas, as atividades ainda nem começaram.
Segundo o produtor rural Antônio José Tondato, o plantio aconteceu com chuvas entre 10 e 20 mm, mas a estiagem já preocupa para dificuldades de desenvolvimento das lavouras e já há inclusive relatos de replantios na região.
Essa dificuldade para implementar a safra verão já irá causar estragos certos na segunda safra de milho em 2021, já que para garantir a melhor janela ao cereal seria preciso plantar a soja até o dia 30 de outubro. Depois desta data as lavouras de milho reduzem o potencial produtivo e ficam mais suscetíveis à falta de chuvas e geadas no final do ciclo.
Com isso, os produtores da região pararam de fechar novos contratos mesmo com os excelentes preços atuais de R$ 150,00 a saca de soja e R$ 72,00 para o milho.
Confira a entrevista completa com o produtor rural de Cândido Mota/SP no vídeo.
1 comentário
China segue impulsionando vendas de soja da safra nova dos EUA, mas volume não deve exceder acordo
Soja caminha de lado na Bolsa de Chicago nesta 5ª, se ajustando após fortes ganhos
Famato manifesta preocupação com decisão do STF sobre a Moratória da Soja
Soja opera estável em Chicago nesta 5ª (13), após disparada na sessão anterior
STF declara constitucionais leis estaduais que retiram incentivos fiscais de empresas participantes da Moratória da Soja
Poder360: STF afasta tese de cartel econômico e valida moratória da soja
Elton Szweryda Santos Paulinia - SP
Faltam chuvas, e quando vem alguma, sao extremamente irregulares..., num passado recente regioes com regime de chuvas muito bons, como a regiao do entrevistado, e muitas outras regioes no vale do Paranapanema (que considero comprovadamente excelente em agua, tanto com chuvas, como para irrigacao), me sinto um felizardo em Taquarituba/SP, onde tem chovido toda semana, pouco, mais tem acontecido sistematicamente..., exemplo, há 15 dias choveu 50 mm, há uma semana 12 mm, e ontem milagrosamente mais 12 mm, com a soja se desenvolvendo bem... chuva hoje é loteria, infelizmente. Espero que as chuvas se normalizem muito em breve.