Agronegócio puxa crescimento econômico do Piauí acima da média nacional, mas ainda esbarra em falta de infraestrutura
Podcast
Agronegócio puxa crescimento econômico do Piauí acima da média nacional, mas ainda esbarra em falta de infraestrutura
Download
De 2002 a 2018 o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil cresceu uma média de 2,4% ao ano, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Enquanto isso, o estado do Piauí acumulou crescimento econômico de 4,1% na media anual, subindo 11% apenas de 2017 para 2018, conforme dados do Governo do Estado.
Grande parte dessa riqueza se deve ao crescimento do agronegócio no Piauí, em especial a cultura da soja. O presidente da Aprosoja PI, Alzir Pimentel Aguiar Neto, destaca que o agro tem um papel fundamental nesse crescimento, uma vez que a produção da soja aumenta ano após ano no estado e que isso movimenta toda a cadeia envolvida com a produção.
Apesar desse resultado favorável, a liderança aponta que o estado poderia crescer ainda mais caso investisse mais em infraestrutura, que é hoje o principal gargalo do setor, dificultado a chegada de insumos e escoamento da produção.
“Se a gente tivesse 500 km de estrada eu garanto que a nossa logística ia ser totalmente transformada e, transformando essa logística, o Piauí consegue, em um curto espaço de tempo, dobrar a produção de grãos. Estamos falando em 10 milhões de toneladas que a gente tem condição se melhorar a infraestrutura”, afirma Neto.
E as perspectivas são favoráveis também para esta safra de soja 2020/21. O presidente comenta que o plantio está adiantado com relação ao ano passado, se aproveitando das chuvas mais volumosas e regulares para se concentrar na janela mais ideal à cultura.
Com isso, a projeção é que o crescimento esperado de 10% nas áreas cultivadas seja ainda maior e alavanque um novo recorde de produção nesta safra. Além disso, a possibilidade de cultivo da segunda safra no ano que vem já começa a animar os produtores.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PI no vídeo.
0 comentário
Soja: Com melhor regime de chuvas em dezembro, plantio caminha para reta final no BR, avalia Pátria
Soja fecha com baixas de dois dígitos nesta 6ª em Chicago e contrato janeiro perde os US$ 10,80/bushel
Soja se distancia ainda mais dos US$ 11 com perdas de dois dígitos em Chicago nesta 6ª
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª feira e acumula 20 pts de baixa na semana
Preços da soja caem no Brasil com recuo do dólar e Chicago lateralizado nesta 4ª feira
China endurece regras para descarregamento de navios, alonga prazos e pode comprometer fluxo da soja