Mundo não tem estoques de soja e cenário é de escassez global soberana, diz Liones Severo

Publicado em 19/11/2020 15:29 e atualizado em 19/11/2020 17:17
Liones Severo - Diretor do SIMConsult
Mercado vai dar sequência à escalada de preços, que podem se aproximar dos recordes de 2012/13 quando alcançaram os US$ 17,94, porém, de forma ainda mais consistente. Mundo passa por uma escassez não só de soja, mas de alimentos de uma forma geral.

Podcast

Entrevista com Liones Severo - Diretor do SIMConsult sobre o Mercado da Soja

Download
 

LOGO nalogo

O mundo passa por uma escassez soberana de soja e este quadro vai continuar a alimentar uma forte escalada dos preços, que poderiam vir a buscar os patamares recordes que foram registrados entre 2012 e 2013, de US$ 17,94 por bushel na Bolsa de Chicago. As explicações são do diretor do SIMConsult, Liones Severo, em sua entrevista ao Notícias Agrícolas nesta quinta-feira (19). 

"Os estoques mundiais divulgados pelo USDA de 20 milhões de toneladas no Brasil, 27 milhões na Argentina e 27 milhões na China, e que somam 74,0 milhões inexistem. Então, se descontar esse total do estoque mundial divulgado pelo mesmo USDA de 88 milhões, sobrariam apenas 14,0 milhões como um estoque mundial realista, e suficiente para apenas 14 dias do consumo", explica o especialista, complementando que o mundo elevou seu consumo diário para mais de 1 milhão de toneladas da oleaginosa. 

Da mesma forma, cita as mudanças no consumo e o fato da China ter elevado seu esmagamento semanal a mais de 2 milhões de toneladas. "A China continua comprando nossas carnes, está aumentando seus rebanhos e agora em janeiro a integração já fica em 80%", diz. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Adalberto José Munhoz Campo Mourão - PR

    ... por isso que eu sempre insisto em observações de mercado pelo Sr. Liones Severo... sempre coerentes e fundamentadas.

    1
  • Elton Szweryda Santos Paulinia - SP

    Foi por uma dessas entrevistas do sr. Liones, juntamente com o sr. Joao Birkan, do Sim Consult, que resolvi nao vender a soja. Hoje, passado algum tempo, o preco mais que dobrou, portanto sou muito grato aos UNICOS QUE REALMENTE ENTENDEM DE SOJA, os outros dao palpites... Minha receita aumentou mais de 100%, com chance de ser ainda maior..., ja os outros analistas palpiteiros estao sempre dizendo, vendam, nao percam essa oportunidade, etc. Me digam voces quem estes representam? Os produtores? Duvido!!!

    7
    • Leodir Vicente Sbaraine Terra Roxa - PR

      Duas pessoas sérias com relação à produção e comercialização da soja, aliás de grãos em geral...

      3