Agrodefesa de Goiás explica aparecimento dos primeiros casos de ferrugem asiática na soja 20/21 e vê risco mínimo para lavouras
Podcast
Agrodefesa de Goiás explica aparecimento dos primeiros casos de ferrugem asiática na soja 20/21 e vê risco mínimo para lavouras
Download
Até o momento, o Consórcio Antiferrugem já registrou a ocorrência de 10 casos de ferrugem asiática nesta safra de soja 2020/21. Os cinco primeiro aconteceram entre os dias 24 e 27 de agosto no município de Lagoa da Confusão no Tocantins e os cinco posteriores em São Miguel do Araguaia em Goiás.
Leia Mais:
Segundo a gerente de sanidade vegetal da Agrodefesa de Goiás, Daniela Rézio e Silva, nessa região existem projetos públicos de irrigação que tem autorização especial para o cultivo da soja fora da calendarização normal do estado, justamente por terem baixa pressão de doenças devido às condições climáticas e pelo tipo de irrigação.
Silva explica que os casos foram registrados apenas pelo Consórcio Antiferrugem, não sendo detectados pelos fiscais da Agrodefesa, já na reta final do ciclo dessas lavouras. Desta forma, o risco destes esporos se espalharem para as demais lavouras goianas que seguem o vazio sanitário é mínimo.
Inclusive, o cenário projetado pela agência para esta safra 2020/21 é de menos pressão da ferrugem asiática, devido ao plantio das lavouras estar atrasado e os trabalhos ficarem concentrados na mesmo época. Mesmo assim, a recomendação é para que os produtores não se descuidem do monitoramento e aplicações preventivas.
Confira a entrevista completa com a gerente de sanidade vegetal da Agrodefesa de Goiás no vídeo.
0 comentário
Soja sustenta altas em Chicago nesta 5ª (27) e puxa negócios a R$ 161 no Porto de Paranaguá
Paraná pode ter safra recorde de soja em 2026/27 com chuvas do El Niño, diz Deral
Soja recua em Chicago nesta 5ª (27), com movimento de realização de lucros após disparada na sessão anterior
Soja vai a R$ 160 nos portos do Brasil com nova disparada em Chicago e alta do dólar nesta 4ª
Área de soja cresce cerca de 43 mil hectares no Piauí e no Maranhão, enquanto Acre e Amazonas registram queda conjunta de 12%, revela Serasa Experian
Vazio sanitário antecipa decisões importantes para a próxima safra de soja