HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safra de soja em Santa Catarina/SC já perdeu, pelo menos, 10% de produtividade e milho tem quebra ainda maior

Publicado em 17/12/2020 10:54 1234 exibições
Alexandre Alvadi Di Domênico - Presidente da Aprosoja SC
Aprosoja SC aponta estiagem prolongada como fator responsável pelas dificuldades neste início de ciclo 2020/21. Chuvas dos últimos dias ajudaram na recuperação das lavouras de soja, mas muitas áreas de milho foram perdidas

Podcast

Safra de soja em Santa Catarina/SC já perdeu, pelo menos, 10% de produtividade e milho tem quebra ainda maior

Download

LOGO nalogo

Os produtores catarinenses enfrentaram muitas dificuldades para semear a safra de soja 2020/21 em função da estiagem prolongada e baixa umidade disponível no solo para as plantas. Com isso, as perdas de produtividade já começam a se consolidar no estado.

Segundo o presidente da Aprosoja SC, Alexandre Alvadi Di Domênico, a safra de soja já apresenta perdas entre 8 e 10% na produtividade esperada, com algumas regiões tendo perdas ainda maiores.

De acordo com o levantamento da Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), as chuvas de dezembro garantiram a recomposição do plantio que foi encerrado em 670 mil hectares com uma produção estimada em 2,5 milhões de toneladas.

Já para as lavouras de milho a situação é ainda pior. A Faesc estima perdas de 35% na produção do milho comercial e entre 40% e 100% para o milho silagem. “Se tivermos mais chuvas em dezembro, janeiro e fevereiro, poderemos colher 1,8 milhão de toneladas das 2,8 previstas para a safra. Porém, se a chuva não chegar, a quebra será maior”, diz o levantamento.

Diante deste cenário, Di Domênico acredita que os produtores de proteínas animais em Santa Catarina terão que buscar volumes ainda maiores de milho fora do estado e até mesmo em outros países.

Os dados da Faesc apontam que em 2020 Santa Catarina importou 4,5 milhões de toneladas de milho para abastecer as agroindústrias e estima em 5 milhões as importações para 2021.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja SC no vídeo.

Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário