Safra de soja em Santa Catarina/SC já perdeu, pelo menos, 10% de produtividade e milho tem quebra ainda maior
Podcast
Safra de soja em Santa Catarina/SC já perdeu, pelo menos, 10% de produtividade e milho tem quebra ainda maior
DownloadOs produtores catarinenses enfrentaram muitas dificuldades para semear a safra de soja 2020/21 em função da estiagem prolongada e baixa umidade disponível no solo para as plantas. Com isso, as perdas de produtividade já começam a se consolidar no estado.
Segundo o presidente da Aprosoja SC, Alexandre Alvadi Di Domênico, a safra de soja já apresenta perdas entre 8 e 10% na produtividade esperada, com algumas regiões tendo perdas ainda maiores.
De acordo com o levantamento da Faesc (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina), as chuvas de dezembro garantiram a recomposição do plantio que foi encerrado em 670 mil hectares com uma produção estimada em 2,5 milhões de toneladas.
Já para as lavouras de milho a situação é ainda pior. A Faesc estima perdas de 35% na produção do milho comercial e entre 40% e 100% para o milho silagem. “Se tivermos mais chuvas em dezembro, janeiro e fevereiro, poderemos colher 1,8 milhão de toneladas das 2,8 previstas para a safra. Porém, se a chuva não chegar, a quebra será maior”, diz o levantamento.
Diante deste cenário, Di Domênico acredita que os produtores de proteínas animais em Santa Catarina terão que buscar volumes ainda maiores de milho fora do estado e até mesmo em outros países.
Os dados da Faesc apontam que em 2020 Santa Catarina importou 4,5 milhões de toneladas de milho para abastecer as agroindústrias e estima em 5 milhões as importações para 2021.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja SC no vídeo.
0 comentário

Exportações de soja dos EUA podem cair 20% sem acordo comercial com a China, diz AgResource

Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 4ª, em manhã de espera por novidades

Programa de biodiesel nos EUA faz subir o óleo de soja, puxando cotações do grão nesta terça (13)

Preços da soja fecham em alta em Chicago nesta 3ª, mas recuam nos portos pressionados pelo dólar

Analisando Sua Comercialização: Preços têm variado forte entre as principais regiões produtoras e estratégias também

MAPA divulga calendário de semeadura e vazio sanitário da soja para a safra 2025/2026 com regionalização inédita na Bahia