HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

IDR-Paraná identifica primeiros esporos da Ferrugem na soja e recomenda intensificação do monitoramento das lavouras

Publicado em 18/12/2020 11:46
Edivan José Possamai - Gestor Estadual do Projeto Grãos da IDR-PR
Presença dos esporos ainda não implica em casos da doença, mas produtor precisa ficar atento. Pressão da Ferrugem Asiática até aqui é pequena no Paraná, mas normalização das chuvas pode mudar o quadro

Podcast

IDR-Paraná identifica primeiros esporos da Ferrugem na soja e recomenda intensificação do monitoramento das lavouras

Download

LOGO nalogo

O IDR-Paraná identificou os primeiros esporos da Ferrugem Asiática na safra de soja 2020/21. Foram quatro coletores acionados nos municípios de Ibiporã, Rolândia, Tamarama e Catanduvas.

Ferrugem Paraná

O gestor estadual do projeto grãos do IDR-Paraná, Edivan José Possamai, explicou que a identificação de esporos não significa a presença da doença efetivamente nas plantas, o que de acordo com o monitoramento em campo dos técnicos da entidade, ainda não foi constatado nessas regiões.

Ao mesmo tempo, o Consorcio Antiferrugem da Embrapa identifica três municípios paranaenses com registro de Ferrugem Asiática já nas lavouras, são eles Arapoti, Castro e Carambei.

Ferrugem Paraná

Possamai comenta que esta é a região em que o IDR-Paraná possui menos coletores de esporos instalados, mas que os técnicos do Instituto estão em campo verificando as lavouras da região para verificar a situação das folhas.

Para os produtores de todas essas regiões, a recomendação é intensificar os trabalhos de monitoramento nas lavouras e buscar orientações junto ao seu corpo técnico e aos representantes do IDR-Paraná.

O especialista afirma que, ainda não há necessidade de entrar com aplicações de defensivos, mas é preciso ficar atento para ações preventivas.

Confira a íntegra da entrevista com o gestor estadual do projeto grãos do IDR-Paraná no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário