"Corremos um grande risco de ter um déficit de alimentos; o que temos agora é uma má distribuição", diz Steve Cachia

Publicado em 18/01/2021 10:48 e atualizado em 18/01/2021 12:11
Steve Cachia - Consultor da Cerealpar e TradeHelp
Condição favorece a manutenção dos preços altos e continuidade da escalada das commodities agrícolas. Para a rentabilidade do produtor brasileiro, movimento está atrelado ao caminhar do dólar frente ao real.

Podcast

Entrevista com Steve Cachia - Consultor da Cerealpar e TradeHelp sobre o mercado da soja

Download
 

LOGO nalogo

A escalada das commodities agrícolas continua e segue em pleno andamento o novo ciclo de altas que vinha sendo adiantado ao Notícias Agrícolas por analistas e consultores de mercado, como Steve Cachia, consultor da Cerealpar e da TradeHelp, em entrevista nesta segunda-feira (18). A oferta de alimentos é muito restrita e o consumo continua crescendo, levando a altas, nos últimos 12 meses da ordem de 70% na soja; 60% no milho; 40% no trigo, café 40%; mercado de suínos 60%. 

Para commodities energéticas e metálicas também foram registradas boas altas, como 100% no petróleo e na prata, mais de 80%.

"Tudo isso é um sinal mais forte de que o que estamos vendo hoje não é um movimento isolado, mas um movimento em conjunto e que pode perdurar por mais tempo", explica Cachia. "Mas ainda é cedo para sabermos quais fundamentos teremos no segundo semestre de 2021". 

Depois de concluída a safra da América do Sul, o mercado volta todos os seus olhos para a nova temporada dos Estados Unidos, onde haverá uma intensa disputa por área e nenhum espaço para condições adversas de clima, dados os já baixos estoques globais de grãos - nos EUA contabilizando a menor relação estoque x consumo dos últimos anos - e da demanda que permanece crescente. 

Na outra ponta, os fatores limitantes para esta esacalada seriam pressões sazonais da colheita sul-americana e o início da safra norte-americana. "O fator demanda não vai deixar o mercado respirar e vai ajudá-lo a se manter firme", acredita o consultor. Mais do que isso, cita o atual quadro geopolítico intenso - pandemia, vacinações, posse de Joe Biden nos EUA, mercado financeiro, dólar - e o posicionamento dos fundos investidores também influenciando no andamento dos preços. 

"Nós corremos um grande risco de ter um déficit de alimentos. No momento ainda não, mas o que há agora é uma má distribuição de matéria-prima e alimentos. Estamos chegando próximos à temporada dos EUA e se o clima por lá não ajudar podemos entrar em uma drástica crise de segurança alimentar, bastante preocupante. Alguns países onde há muitas preocupações com pos efeitos do Covid, com a segurança alimentar interna. Começaram a colocar algumas restrições em suas exportações, querendo estoques estratégicos que não víamos há décadas, mas a demanda de um modo geral acabou fazendo que com a gente subestimasse os estoques que tínhamos, ou seja, os estoques que pareciam abundantes, de repente não eram", explica Cachia. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário