HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Próximos 60 dias vão definir o tamanho da safra de soja no RS; milho está em colheita e apresenta perdas

Publicado em 19/01/2021 10:42
Alencar Rugeri - Diretor Técnico Emater - RS
Emater-RS destaca que lavouras de soja estão entrando em enchimento de grãos e precisam de chuvas regulares nos próximos dois meses até o início da colheita em meados de março. Resultados do milho estão muito variados, mas é certo que as perdas vão existir

Podcast

Próximos 60 dias vão definir o tamanho da safra de soja no RS; milho está sendo colhido e apresenta perdas

Download

LOGO nalogo

Os últimos números divulgados pela Emater-RS apontam que 15% das lavouras de milho do Rio Grande do Sul foram colhidas até o final da última semana e os resultados dessas colheitas estão refletindo os problemas causados pela estiagem que atingiu o estado em novembro e dezembro.

Segundo o diretor técnico da Emater-RS, Alecar Rugeri, as perdas estão aparecendo, mas ainda não foram mensuradas em sua totalidade. Das próximas lavouras a serem colhidas, uma parte também apresentaram grandes problemas e outra foi replantada ao longo do ciclo na busca dos produtores por recuperarem o potencial produtivo e aumentaram o prejuízo financeiro.

A liderança destaca que não existe um cenário estadual para o milho, já que as regiões estão muito distintas, o que dificulta a avaliação das perdas. Regiões que esperavam grandes quebras estão colhendo mais do que o esperado e outras que esperavam ir bem estão perdendo bastante.

Já para a soja, Rugeri avalia que os próximos 60 dias serão os que vão definir o tamanho da produção gaúcha nesta safra 2020/21. A estiagem do final de 2020 atrasou e concentrou os trabalhos de plantio, mas as lavouras, de maneira geral, estão se desenvolvendo bem até o momento.

Com 1/3 das áreas já em floração ou enchimento de grãos, as precipitações daqui para frente são fundamentais para a produtividade da colheita que deverá ter início no começo março e ganhar força na segunda quinzena de março.

Confira a íntegra da entrevista com o diretor técnico da Emater-RS no vídeo.

Leia Mais:

+ Faltam apenas 4% das lavouras de milho para serem plantas no RS enquanto colheita avança para 15%

+ RS já perdeu 70% da produção de milho de sequeiro e espera chuvas em janeiro para recuperar a soja, diz Aprosoja

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário