SC inicia plataforma de monitoramento da ferrugem na soja nesta safra e busca reduzir número de aplicações
Podcast
SC inicia plataforma de monitoramento da ferrugem na soja nesta safra, tem planos de expansão e busca reduzir número de aplicaçõ
Download
A partir desta safra 2020/21 os produtores de Santa Catarina ganharam um importante aliado no combate à Ferrugem Asiática nas lavouras de soja. A Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) iniciou uma nova ferramenta de monitoramento e alerta para a pressão da ferrugem no estado.
Segundo o extensionista rural da gerência regional da Epagri em Canoinhas/SC, Donato João Noemberg, a ferramenta agrega dados meteorológicos obtidos pela Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina) como umidade, molhamento foliar e temperatura com informações dos coletores de esporos espalhados pelo estado.
Os dados meteorológicos já ajudavam neste monitoramento nas safras anteriores, mas a novidade nesta temporada são os coletores. Para o ciclo 2020/21 foram instalados 20 equipamentos nas regiões oeste, extremo-oeste e planalto norte de Santa Catarina, mas o plano é aumentar o número de instalações e expandir para outras regiões catarinenses, nos moldes do trabalho que já é desenvolvido pelo IDR no Paraná.
O grande objetivo da plataforma, de acordo com Noemberg, é evitar que o produtor faça aplicações calendarizadas e preventivas e passe a utilizar os defensivos apenas quando forem necessários em meio à alta pressão da doença, assim reduzindo o número de aplicações e diminuindo os custos de produção.
Confira a entrevista completa com o extensionista rural da gerência regional da Epagri em Canoinhas/SC no vídeo.
0 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira