Excesso de chuvas aumenta pressão de pragas e doenças em Pato Branco/PR e causa prejuízos na soja, milho e feijão
Podcast
Excesso de chuvas aumenta pressão de pragas e doenças em Pato Branco/PR e causa prejuízos na soja, milho e feijão
Download
A safra 2020/21 tem sido bastante atípica em Pato Branco no Paraná. No começo das atividades foi a falta de chuvas que prejudicou, atrasou os trabalhos de plantio e dificultou o desenvolvimento das lavouras. Depois, as condições climáticas melhoraram em dezembro e começo de janeiro e a expectativa passou a ser alta para a produtividade.
Porém, agora é o excesso de chuva que causa transtornos na região e já apresenta uma realidade de perdas aos produtores. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR, Oradi Caldato, dos 6.500 hectares de feijão do município, apenas metade foi colhido, o restante servirá apenas para rações.
O milho, apenas de uma área pequena, também sofreu bastante, está registrando queda de 50% na produtividade média com relação a safra passada e tem algumas áreas dizimadas. Já na soja, os problemas são o atraso no início da colheita, impossibilidade de aplicações em campo, aumento na pressão de doenças e queda na qualidade dos grãos.
Caldato destaca que a região está sofrendo com o amento da presença de mofo branco, ferrugem asiática e pragas, inclusive um grande ataque de cigarrinha nas lavouras de milho. Além de a chuva ampliar as boas condições para o desenvolvimento dessas situações, também impede que o produtor realize a aplicação de defensivos com maquinário pesado no solo úmido.
Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Pato Branco/PR no vídeo.
0 comentário
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes
Soja segue em alta na CBOT, mas ameniza ganhos na tarde desta 2ª feira