Janeiro chuvoso melhorou lavouras de soja no RS e expectativa é de produção de 15 milhões de toneladas
Podcast
Janeiro chuvoso melhorou lavouras de soja no RS e expectativa é de produção de 15 milhões de toneladas
Download
O mês de janeiro foi bastante chuvoso no Rio Grande do Sul e ajudou no desenvolvimento das lavouras da safra verão 2020/21 em diversas regiões do estado. As áreas de soja foram as mais beneficiadas e as de milho foram as que sofreram mais com a estiagem, já que foi semeada mais cedo.
Segundo o engenheiro agrônomo e consultor técnico, José Domingos Teixeira, metade do milho gaucho já foi colhido e a produtividade média está entre 16,6 e 25 sacas por hectare no sequeiro. Já no irrigado, a produção é melhor, entre 216 e 225 sacas por hectare, mas para isso o custo de produção ficou bastante elevado.
Já o arroz, deve ter colheita começando nos próximos dias e alimenta a esperança de bons índices de produtividade e rentabilidade para os produtores nesta safra. O consultor relata que as lavouras do estado estão bonitas e devem produzir ao redor dos 10 mil quilos por hectare.
Para a soja, a chuva ajudou a recuperar as lavouras e elevar as expectativas de produção. Domingos aponta que, pela primeira vez na história, o Rio Grande do Sul plantou mais de 6 milhões de hectares e deve produzir 15 milhões de toneladas.

Para isso, no entanto, será preciso foco na aplicação de defensivos nesta reta final de ciclo para manter a construção de uma alta produtividade na oleaginosa até a colheita que deve começar entre 15 e 20 de março.

Ao mesmo tempo, o planejamento para a safra de inverno está avançando e Domingos acredita em um novo crescimento na área cultivada com trigo em 2021 com a cultura valorizada no mercado e o produtor entendendo que a matéria orgânica da safra de verão é fixada na safra de inverno.
Confira a íntegra da entrevista com o engenheiro agrônomo e consultor técnico no vídeo.




1 comentário
Soja termina com preços estáveis no mercado brasileiro, com pressão de Chicago, mas suporte do dólar
USDA informa mais uma venda de soja para a China nesta 6ª feira (19) em dia de novo leilão
Chinesa Sinograin vende um terço da soja ofertada em leilão, diz Mysteel
Soja segue lateralizada em Chicago nesta 6ª feira, ainda reagindo a cenários já conhecidos
Apesar de novas baixas em Chicago, preços da soja se mantêm no Brasil com dólar ainda alto
Soja: Preços cedem em Chicago, com falta de novidades e pressionada pelo óleo nesta 5ª feira
Volnei Roberto Terra Toledo (Paraná)
Vejo muitas reportagens no NA sobre soja e milho nas regiões brasileira, porém sou do oeste do Paraná (Toledo) e não vejo falar dessa região tão produtiva e diversificada.