Geada no trigo americano, alta generalizada nas commodities e atraso na colheita brasileira ajudam soja a subir em Chicago

Publicado em 16/02/2021 16:57 e atualizado em 16/02/2021 19:45
Aaron Edwards - Consultor de Mercado da Roach Ag Marketing
Em poucas semanas mercado deve se foca no tamanho da safra americana e no ritmo de comercialização no Brasil

Podcast

Entrevista com Aaron Edwards - Consultor de Mercado da Roach Ag Marketing sobre o Fechamento do mercado da soja

Download

Tempestade de neve deixa 3,6 milhões de casas sem luz nos EUA

25 Estados estão em alerta (no Poder360)

Tempestades de neve já deixaram 3,6 milhões de casas do Estado do Texas (EUA) sem eletricidade desde 2ª feira (15.fev.2021), de acordo com o site Power Outage, que monitora a distribuição de energia no país. O dado foi atualizado às 17h38 de hoje. A previsão é que o abastecimento seja normalizado até a tarde desta 4ª feira (17.fev).

O Texas foi atingido no domingo (14.fev) por uma onda de frio polar, com temperaturas de 2ºC a 22ºC negativos. A demanda energética causada pelos milhões de aquecedores ligados para amenizar o frio provocou o rodízio de apagões.

Ercot (Electric Reliability Council of Texas) informou que recomendou às subestações a interrupção do fornecimento de energia para evitar o colapso da rede elétrica estadual. A empresa gerencia o fluxo de energia para mais de 25 milhões de residências, representando 90% da carga elétrica da região.

Por causa das baixas temperaturas, o governador do Texas, Greg Abbott, declarou estado de calamidade em todos os 254 condados do Estado e acionou na 2ª feira a Guarda Nacional para ajudar no resgate de motoristas presos na neve e no transporte de pessoas a centros de aquecimento do Estado.

A polícia local relatou na 2ª feira que 2 homens foram encontrados mortos na área de Houston. Sem laudo do Instituto Médico Legal da capital, as autoridades policiais associaram as mortes às temperaturas abaixo de zero.

EUA EM ALERTA

O presidente Joe Biden decretou estado emergência no Texas em comunicado no domingo. A medida visa a enviar ajuda federal ao Estado para evitar que o problema se agrave.

Mais de 150 milhões de pessoas estão atualmente sob alerta de tempestade de inverno em 40 Estados norte-americanos, numa faixa que se estende desde o Estado sulista do Texas até Maine, localizado no extremo Nordeste do país.

Os Estados de Louisiana, Mississippi e Arkansas também registraram quedas no sistema de energia por causa da onda de frio na 2ª. De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional dos EUA, mais de 70% do país estava coberto de neve na madrugada desta 3ª feira (16.fev).

VACINAS

Em Houston, capital do Texas, tempestades de neve comprometeram o centro de armazenamento de 8.000 doses da vacina da Moderna. Para evitar o descarte, o governo distribuiu as unidades para aplicação em centros prisionais locais, postos de vacinação e na Rice University na 2ª feira (15.fev).

O Estado, que deveria receber mais de 400 mil doses de vacinas nesta semana, agora não espera que as entregas sejam feitas pelo menos até 4ª feira (17.fev) à noite.

Em Illinois, o governador JB Pritzker declarou estado de calamidade nesta 3ª. Todos os postos de vacinação e teste para covid-19 da cidade de Chicago foram fechados por causa da nevasca. “A cidade avalia o impacto da tempestade e tomará decisões sobre os testes e as operações de vacinas diariamente enquanto durar esse clima severo”, escreveu o Departamento de Saúde Pública da cidade em seu perfil no Twitter.

A entrega de vacinas também será adiada na Flórida. O diretor da Divisão de Gerenciamento de Emergências, Jared Moskowitz, disse que o Estado foi alertado que os embarques estavam atrasados porque o gelo havia congestionado o fluxo das rodovias. Não foi informado quando as entregas deverão ser retomadas. A Flórida foi o Estado norte-americano mais afetado por quedas de energia de 2008 a 2017.

IMPACTO NO SETOR DE GÁS

De acordo com a Ercot, geradores de energia a gás natural, carvão e térmicos nucleares deixaram de operar no Texas na 2ª feira. A indústria de petróleo do Estado também foi afetada pelas condições climáticas. A refinaria de Port Arthur –a maior do país– foi fechada até que fosse seguro retomar as operações, disse a proprietária Motiva Enterprises na 2ª.

Embora a Ercot não tenha divulgado os dados que embasaram a decisão de interromper a distribuição de energia em alguns lugares, relatório anterior de uma onda de frio de 2014 sugere uma série de causas, desde o congelamento de gasodutos até a falha de equipamento necessário para manter a energia das plantas operantes.

Cerca de 40% da eletricidade do Texas vêm de usinas movidas a gás natural, seguidas por turbinas eólicas (23%), carvão (18%) e energia nuclear (11%).

RELEMBRE: APAGÃO NO AMAPÁ

Em 3 de novembro de 2020, uma explosão seguida de incêndio comprometeu 3 transformadores na mais importante subestação do Amapá, que fica na Zona Norte de Macapá. O incidente provocou um apagão que deixou 89% da população do Amapá sem energia elétrica.

O Estado restabeleceu parte da distribuição da energia que, em 8 de novembro, passou a operar em regime de rodízio –em turnos de 6 horas. O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), responsável por monitorar o fornecimento de energia em todo o Brasil, abriu investigação para apurar as causas e responsabilidades.

O apagão provocou transtornos no fornecimento de água e na manutenção de alimentos. A falta de energia impactou ainda os serviços de internet e de telefonia. A LMTE (Linhas de Macapá Transmissora de Energia), que opera sobre a subestação incendiada, tem até março de 2021 para detalhar as causas que levaram ao apagão de energia que afetou o Amapá em novembro.

A CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá), responsável pela distribuição de energia, publicou comunicado em 24 de novembro anunciando a retomada de 100% do fornecimento, depois de 22 dias de apagão.

O Amapá tem 4 usinas hidrelétricas, que juntas geravam 145 MW no dia do apagão, 15% do potencial total por causa do fim do período seco na Amazônia, e abaixo dos 240 MW consumidos pelo Amapá.

De 2015 a 2020, a Aneel registrou 9 ocorrências de desligamentos nas 4 subestações da LMTE, incluindo os transformadores danificados em novembro, e 21 desligamentos com corte de carga nas 6 linhas de transmissão da empresa. Só em 2019, a empresa foi multada em R$ 640 mil por falhas na operação e manutenção em duas concessões.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas/Poder360

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário