HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Paraná espera avanço da colheita da soja para contabilizar perdas com abortamento das vagens

Publicado em 18/02/2021 10:30 e atualizado em 18/02/2021 13:15
Márcio Bonesi - Presidente da Aprosoja PR
Quedas de produção são dadas como certeza e situação de algumas lavouras é de tristeza na visão do presidente da Aprosoja PR. Expectativa é que parada da chuva nos próximos dias possa impedir que novos casos aconteçam no estado

Podcast

Paraná espera avanço da colheita da soja para contabilizar perdas com abortamento das vagens

Download

LOGO nalogo

A safra de soja 2020/21 não está sendo fácil para os produtores do Paraná. Primeiro a falta de chuvas atrasou e dificultou o plantio e as primeiras áreas semeadas, ainda em setembro, enfrentaram um período de seca histórica. Depois, as lavouras semeadas após 14 de outubro foram muito impactadas pelo excesso de chuvas em janeiro.

Segundo o presidente da Aprosoja PR, Márcio Bonesi, uma das consequências dessas altas precipitações têm sido o grande aparecimento de vagens abortadas nas lavoras paranaenses, que podem ser causadas pelo excesso de umidade, falta de luminosidade e ataque de percevejos (uma vez que a chuva impediu a aplicação de defensivos).

A liderança aponta que, com a colheita ainda no começo e bastante “manchada” pelas regiões do estado, ainda não é possível estimar o tamanho das perdas e do prejuízo causados por esta situação, mas é certo que a produção final ficará aquém do esperado inicialmente.

A expectativa de Bonesi é que agora, com o cessar das chuvas e a volta do Sol, parem de aparecer novos casos de abortamento e que os produtores consigam retornar às lavouras para realizar as aplicações defensivos, inclusive contra a Ferrugem Asiática, que cresceu muito no Paraná após as chuvas do primeiro mês do ano.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja PR no vídeo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário